Novo Hospital Municipal de Canaã será entregue à população na próxima sexta-feira

0
371

A população de Canaã dos Carajás passará a contar, a partir desta sexta-feira (8), com o novo Hospital Municipal Daniel Gonçalves (HMDG). A inauguração oficial está prevista para as 16h. A unidade – que está em funcionamento – foi completamente reestruturada e ampliada, ganhou novos consultórios, salas de parto, ala cirúrgica e recepção. O novo laboratório municipal, nos fundos do Hospital, também já está sendo utilizado. A obra foi realizada em parceria com a Vale, e permitiu quase dobrar a capacidade de atendimento da unidade. Antes da reconstrução, eram atendidos no local cerca de 180 pacientes por dia. Atualmente, são cerca de 300.

O Hospital também aumentou de 28 leitos, antes da reforma, para 62, sendo 11 de observação e 3 de pré-parto. Foi construída a área cirúrgica e materna, a sala de recuperação pós anestésica e a sala de cuidados com recém-nascidos. O setor de emergência ganhou uma ala de observação, com 11 leitos.

O secretário de Saúde do município, Dinilson José dos Santos, lembra que o prédio anterior do HMDG já estava insuficiente para atender a demanda, com qualidade, em Canaã dos Carajás. No entanto, ele assegura que, com a conclusão da obra, essa situação será diferente. “Com os ambientes adequados e dentro das normas do Ministério da Saúde, daremos mais conforto para os pacientes e profissionais”.

Já o prefeito Jeová Andrade considera a obra “moderna e avançada” e destaca que ela vai contribuir com a melhoria contínua da saúde no município. O líder de socioeconomia do projeto S11D, Leonardo Veloso, endossa a afirmação. Ele define a entrega da reforma e ampliação do Hospital Daniel Goncalves como “mais uma demonstração da responsabilidade social da Vale com o município de Canaã, em contribuir com o poder público, no sentido de ampliar e melhorar cada vez mais o serviço público oferecido a população”.

Os números da nova unidade, de fato, já impressionam. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, foram realizadas 76 cirurgias só no mês de fevereiro, entre emergenciais e eletivas. No primeiro trimestre de 2016 foram realizados 9.226 exames e mais 705 realizados no laboratório de apoio.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.