Reunião discute desafios e avanços nas políticas culturais em Parauapebas

0
246

Em reunião realizada na terça-feira (26/01), na sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito, os conselheiros, a secretária de cultura e representantes das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos discutiram a necessidade de avanços nas políticas culturais de Parauapebas.

 

Um dos assuntos discutidos e a principal reivindicação dos representantes da cultura foi a imediata aprovação do Projeto de Lei que institui, no Município de Parauapebas, o Sistema Municipal de Cultura – SMC que dispõe sobre os Instrumentos de gestão, Sistema Municipal de Financiamento à Cultura – SMF e altera e consolida diversas leis relacionadas as políticas culturais.

 

O referido projeto de lei é uma iniciativa do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) com o apoio de vários vereadores e deverá ser encaminhado, em caráter de urgência especial ao Poder Legislativo Municipal, pelo Prefeito Valmir Mariano.

 

Investimento – A reunião pautou também a necessidade de publicação de Edital de Cultura com maior investimento no fomento dos projetos e ações culturais locais, a estruturação da Secretaria Municipal de Cultura com a instabilidade de gestão e garantia de profissionais para o pleno funcionamento dos Departamentos e atividades do órgão de execução das políticas culturais, sendo fortemente cobrado o apoio e suporte administrativo e funcional ao Conselho Municipal de Política Cultural. Também foi amplamente a questão carnavalesca sendo esperando maior investimentos nas escolas e blocos de samba, redução de custos com estruturas e contratação shows nacionais e valorização dos artistas locais.

 

Na condução das discussões o Presidente do Conselho Municipal de Política Cultural de Parauapebas (CMPC), Girlan Pereira da Silva, afirmou que o diálogo entre Poder Público e sociedade é fundamental, sendo grande os desafios para o fortalecimento e valorização da cultura. O presidente do CMPC ressaltou também a necessidade de apoio e suporte para a realização da Conferência Municipal de Cultura antecedida de Plenárias Setoriais e Pré-conferências Distritais e a publicação de instrumento jurídico-legal instituindo o Calendário Oficial de Cultura, conforme aprovação do próprio Conselho de Cultura.

 

O Chefe de Gabinete, Wanterlor Bandeira, representou o Prefeito Valmir Mariano e assegurou que o Governo Municipal vai melhorar e manter o diálogo com todos os setores da sociedade, sobretudo, com os assuntos discutidos nesta reunião que devem ter prioridade por se tratar de políticas culturais de grande relevância para o município.

 

Fonte: Assessoria do CMPC/SECULT

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui