Trending News

Blog

Projeto de Apoio à Produção Familiar Sustentável beneficiará produtores rurais de Parauapebas
Destaques

Projeto de Apoio à Produção Familiar Sustentável beneficiará produtores rurais de Parauapebas 

Produtores rurais do município serão beneficiados por meio do projeto de Apoio à Produção Familiar Sustentável nos Municípios do Pará. A ação faz parte de uma parceria entre a Prefeitura de Parauapebas com o Instituto Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), Fundação Brasileira de Desenvolvimento Sustentável (FBDS) e apoio da empresa Belo Monte Transmissora de Energia (BMTE).

A reunião para a apresentação do projeto, formação de grupo de trabalho e planejamento das atividades iniciais foi realizada nesta quarta-feira, 29, no Centro de Atendimento ao Turista (CAT). Produtores rurais do município serão beneficiados por meio do projeto de Apoio à Produção Familiar Sustentável nos Municípios do Pará. A ação faz parte de uma parceria entre a Prefeitura de Parauapebas com o Instituto Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), Fundação Brasileira de Desenvolvimento Sustentável (FBDS) e apoio da empresa Belo Monte Transmissora de Energia (BMTE). A reunião para a apresentação do projeto, formação de grupo de trabalho e planejamento das atividades iniciais foi realizada nesta quarta-feira, 29, no Centro de Atendimento ao Turista (CAT).

Apoio para a elaboração o Plano Municipal de Desenvolvimento Rural, construção de duas agroindústrias familiares na cadeia da fruticultura e mandioca e a capacitação de técnicos da Secretaria de Produção Rural (Sempror) são alguns dos benefícios do projeto. “Vai melhorar a qualidade do serviço que chega para a população. Uma oportunidade de o município poder, para além das gestões municipais, dizer: Esse é o cenário que a gente quer construir para Parauapebas”, disse a diretora adjunta de desenvolvimento territorial do IPAM, Lucimar Souza.  

O engenheiro agrônomo e coordenador do setor de parcerias da Sempror, Rinaldo Quintino, fala sobre a importância do projeto. “Estamos felizes pela parceria com instituições de renome nacional. Os pequenos produtores serão os principais beneficiados. Com os resultados de uma produção qualificada, uma gestão consolidada em termos de resultados por meio do Plano, vamos ter um município cada vez mais eficaz no desenvolvimento da zona rural e evidentemente, com resultados positivos também na zona urbana”, avaliou. 

“O início dos trabalhos desse projeto que, sem dúvida, vem para fortalecer a produção rural de Parauapebas gerou boas expectativas. Já temos vários produtores de mandioca e de polpa de frutas e a vinda dessas agroindústrias vai melhorar ainda mais a renda dessas famílias. O compromisso do governo é potencializar a produção rural do município e estamos trabalhando para isso”, ressaltou o secretário da Sempror, Elson Cardoso.

Texto: Rayssa Pajeú

Comentários

Related posts