Programa Conexão Rural comemora cinco anos neste domingo (18)

0
310

O Conexão Rural comemora cinco anos de existência e por isso o programa deste domingo será especial e traz depoimentos de jornalistas, produtores rurais e de políticos, incluindo o prefeito eleito de Parauapebas (PA), Darci Lermen, e do vice-prefeito eleito, Sérgio Balduíno. O programa apresenta ainda a música do maranhense Chicó do Valle e relembra alguns momentos marcantes destes últimos anos.

O primeiro programa foi ao ar  na Rede TV de Parauapebas dia 18 de dezembro de 2011, e permaneceu lá por cerca de dez meses. Dia 22 de novembro de 2012 o Conexão Rural passou a ser veiculado todo domingo às 9h na RBATV, Band, canal 30 e é sucesso nas manhãs de domingo.

“Tudo começou com o apoio do amigo Daniel Soares, que tinha uma pequena produtora em Curionópolis, e dos amigos Anderson Souza, que foi o primeiro cinegrafista e editor do programa, e  Elivelton Moura,  responsável pelo som”, lembrou Lima Rodrigues, produtor e apresentador do programa.

Para ele, foram momentos difíceis e de muita luta ao longo desses últimos cinco anos, mas que valeram a pena.  “Além do Anderson Souza, tivemos outros excelentes editores, entre os quais, Adamor Júnior; Deicharles; o saudoso Roberto Araújo, o Robertinho; Kleiber Souza, e alguns cinegrafistas que deixaram o programa porque mudaram para outras cidades ou foram trabalhar em outras emissoras, como Anderson Souza e Adonias Silva. Entre os outros cinegrafistas que atuaram no programa estão: Willame Reis, João Batista,  João Pezão Filho, hoje editor do programa e Maurício de Souza, atualmente o cinegrafista do Conexão Rural. A todos, o meu muito obrigado pelo ótimo trabalho desenvolvido. Se o programa faz sucesso até hoje, é porque todos deram sua contribuição”, destacou o jornalista.

Segundo Lima, o primeiro cantor a aparecer no programa foi Zezé da Viola, de Curionópolis, e o primeiro entrevistado do quadro “Prosa na Varanda” foi o presidente do Sindicato Rural de Parauapebas, Marcelo Catalão, em entrevista gravada à noite em sua fazenda lá na área do Cedere I.

“Depois disso, fizemos coberturas de vários eventos ligados ao agronegócio ou à agricultura familiar; festa do cajá em Curionópolis; feiras em outras cidades, como Redenção, Tucumã, Xinguara, Imperatriz, Conceição do Araguaia, Rio Maria, Canaã dos Carajás, Curionópolis, Eldorado dos Carajás, entre outras. Fomos longe: em Acará, na região metropolitana de Belém fazer uma mega prova de tambor e baliza no Haras São Francisco e fomos até o Distrito Federal para fazer a cobertura da AgroBrasília”, afirmou Lima Rodrigues.

O jornalista disse ainda foram feitas reportagens com grandes e pequenos produtores rurais da região; sobre a criação de búfalos na Fazenda Açaizal, no Cedere Um, e que o programa contou as histórias de produtores rurais, entre os quais Irmão Francisco, “Seu Japão” e o fazendeiro Geraldo Eustáquio, o “Seu GB”, da Fazenda Tetéia, além de destacar os nossos balneários e matérias sobre meio ambiente e mineração.

Foram feitas também, nestes cinco anos, reportagens sobre o embarque de gado para o exterior e abordados diversos outros assuntos de interesse do homem do campo, incluindo as ações desenvolvidas no município  pela Secretaria de Produção Rural, a criação de galinha da raça Índio Gigante e as belezas do Parque Zoobotânico Vale. Além disso, o programa não se esqueceu de nossas tradições e do nosso folclore e mostrou reportagens sobre rezas na roça e sobre a tradicional Folia de Reis em Tucumã e em Canaã dos Carajás.

“Abrimos espaço para 90% dos músicos de Parauapebas e região, famosos ou não. Experientes ou não. Profissionais ou amadores. Gravamos entrevistas com artistas famosos como, por exemplo, Leonardo; Jorge e Mateus; Israel e Rodolfo; Marília Mendonça, Sérgio Reis; Bruno e Marrone; Gustavo Lima; Luan Santana e tantos outros. Enfim, o programa cumpriu com sua meta de valorizar os nossos artistas e destacar o trabalho do homem do campo. O trabalho continua. E esperamos que venham mais cinco anos, dez anos, vinte anos, enfim, muitos e muitos anos pela frente com um Conexão Rural que é feito com dedicação, amor, carinho e profissionalismo. Obrigado a você, pelo seu carinho e a sua audiência. Obrigado a todos os diretores e amigos da RBATV, Band canal 30 e obrigado aos anunciantes, que sempre acreditaram em nosso trabalho”, afirmou Lima Rodrigues.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui