Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Início Notícias Destaques Processo bilionário da Rio Tinto contra Vale pode ser decidido neste ano

Processo bilionário da Rio Tinto contra Vale pode ser decidido neste ano




A Justiça deve definir, no quarto trimestre deste ano, se vai dispensar o processo judicial movido pela Rio Tinto, envolvendo os direitos minerários de Simandou, depósito de minério de ferro na Guiné, contra Vale, BSG Resources e outras empresas. Uma audiência para avaliar a moção da Vale pedindo a extinção do processo foi realizada na última terça-feira (27) e a decisão judicial pode sair no fim do ano, segundo a agência Bloomberg.






O processo está sendo avaliado por uma corte de Manhattan, em Nova York, nos Estados Unidos. Em 1º de outubro, a corte suspendeu os depoimentos e o processo de coleta de informações (discovery, em inglês) de especialistas até 2 de dezembro ou 30 dias depois a decisão referente à moção da Vale, o que pode ser um indicador do cronograma de quando será o desfecho, segundo Brandon Barnes, analista da Bloomberg Intelligence, em documento publicado nesta terça-feira (3).

O website especializado Main Justice publicou, na última quinta-feira (29), que o juiz Richard Berman, da corte de Manhattan, “está cético” quanto ao fato do processo da Rio Tinto com base na Lei de Combate a Organizações Corruptas e Influenciadas pelo Crime Organizado (RICO, na sigla em inglês) ter sido apresentado a tempo. Essa lei transforma infrações cíveis em crimes.

A Rio Tinto acusa a Vale pelo uso de corrupção para tomar os direitos de Simandou. A Vale desenvolveria Simandou em conjunto com a BSGR, por meio da joint-venture VBG que foi desfeita no ano passado. Simandou está dividido em quatro blocos, sendo que dois ainda pertencem à Rio Tinto e os dois da VBG foram confiscados, no ano passado, pelo governo da Guiné.

O governo de Guiné ordenou, em 2010, que a Rio Tinto desse metade dos blocos de Simandou para a Vale. A mineradora australiana afirma que investira cerca de US$ 700 milhões nas duas concessões de lavra perdidas. Esse valor pode ser usado como base para o pagamento de danos no processo judicial.

O presidente da Guiné, Alpha Condé, que foi reeleito em 11 de outubro, com 58% dos 4 milhões de eleitores, quer leiloar os direitos confiscados em 2014. Ele conseguiu vencer a oposição, que alega fraude nas eleições, depois de um surto de ebola no país, principal exportador de bauxita da África, e com a queda nos preços dos metais.

“Olhando para os preços atuais das commodities é difícil de ver uma retomada nos investimentos em mineração na região [África] no curto prazo”, disse Colin Hamilton, diretor de commodities do Macquarie Group, quando perguntado sobre os investimentos da Rio Tinto em Simandou. As informações são da Bloomberg e da Reuters.




Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Must Read

Comerciante suspeito de integrar grupo de milícias se entrega em Parauapebas

Um comerciante de Parauapebas, se entregou à Polícia e está preso na 20° Seccional de Policia Civil de Parauapebas. Ele estava sendo procurado por...

Homem aplica golpes via Whatsapp e faz dezenas de vítimas no sul do Pará

Lucivaldo de Oliveira Fagundes movimentou R$ 60 mil, nos últimos três meses, com aplicação de golpes via Whatsapp no sul do Pará. Junto a comparsas,...

Denúncia anônima leva à prisão de falsificador de documentos públicos

Charles da Silva Costa foi preso nesta quarta-feira (17) por tráfico de drogas e falsificação de documentos públicos. A prisão aconteceu após investigações iniciadas...

Vice-prefeito tem mandato cassado pela Câmara de Vereadores

A Câmara Municipal de Igarapé-Miri cassou, em duas decisões unânimes e uma com apenas um voto contrário, nesta quarta-feira (17), o mandato do vice-prefeito...

Paraense precisa de doação de sangue para lutar contra leucemia

Amigos e familiares da paraense Alexandra Neves Trindade continuam se mobilizando pela vida da jovem. Lutando contra a leucemia, ela precisa de doação de...

Comentários