Presidente da Câmara de Vereadores prestigia inauguração de laticínio na zona rural

812

O presidente da Câmara Municipal de Parauapebas, vereador Ivanaldo Braz Silva Simplício, participou na manhã desta quarta-feira (25) da solenidade de inauguração do Laticínio da Estação Conhecimento APA do Igarapé Gelado, na zona rural do município,juntamente com a colega de parlamento Luzinete Rosa Batista.

O evento contou com as presenças do prefeito Valmir Mariano, secretáriosmunicipais de governo, representantes da Vale, da Fundação Vale, do ICMBio, daAdepará, de associações de produtores rurais e funcionários do laticínio, além de famílias de agricultores e imprensa.

A cerimônia constou de visita de autoridades e convidados às instalações de produção e análise do laticínio, formação de mesa, discursos, descerramento de placa inaugural, entrega de título de registro do Serviço de Inspeção Estadual e coffee break com produtos do laticínio, que começa a produzir queijo mussarela, leite pasteurizado e manteiga.

Ao fazer uso da palavra, Ivanaldo Braz fez menção aos anos incansáveis de luta dos colonos junto à Vale e Prefeitura de Parauapebas para que a Estação Conhecimento APA do Igarapé Gelado fosse instalada na região, levando educação de qualidade,
orientação na área de agricultura e melhoria na qualidade vida da comunidade rural.

Considerando a construção do laticínio como “obra magnífica”, o presidente do Legislativo local destacou ainda o treinamento e aproveitamento da mão de obra de filhos de colonos para trabalhar na produção dos derivados de leite, que é adquirido dos próprios agricultores da região.

unnamed

Estação Conhecimento

Localizada em uma Área de Proteção Ambiental (APA), a Estação Conhecimento da APA do Igarapé Gelado foi inaugurada em 2010. Suas atividades estão voltadas, em sua maioria, à geração de renda para 120 famílias locais, por meio da bovinocultura leiteira, avicultura, fruticultura, olericultura e piscicultura.

No ano passado, 1.100 pessoas foram beneficiadas diretamente com as atividades regulares da Estação. Os produtores contam com o apoio de profissionais como engenheiro agrônomo, zootecnista, médico veterinário e técnicos agrícolas no aprimoramento das técnicas de manejo. A Estação Conhecimento também apoia os produtores com mecanização agrícola.

O empreendimento, atualmente administrado pela Estação Conhecimento, no futuro será gerido pelos próprios produtores da APA em sistema de cooperativa. A produção, que hoje é de dois mil litros de leite por dia, tende a aumentar significativamente com a operacionalização do laticínio.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here