Prefeitura e Uepa ajustam convênio para implantação de campus em Parauapebas

0
304

Depois da instalação do campus da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e da parceria para continuidade de cursos de graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA) em Parauapebas, o próximo campus a ser instalado no município será o da Universidade Estadual do Pará (Uepa). Os ajustes finais para assinatura do convênio entre a prefeitura e a instituição para tal finalidade já estão sendo acertados.

sta semana, estiveram em visita ao município o assessor de Relações Institucionais da Uepa, Osvando dos Santos Alves; o coordenador de Arquitetura e Engenharia da instituição, Mauro Bevilaqua; e a pró-reitora de Graduação da universidade, Ana Conceição Oliveira. A presença dos representantes da Uepa confirma o interesse da universidade em se fazer presente em Parauapebas.

Segundo a secretária municipal de Educação, Juliana de Souza, a minuta do convênio já está pronta, com previsão de assinatura para o final de agosto. Na tarde de terça (1º), os representantes da instituição e a secretária de Educação visitaram as instalações do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e reuniram-se com a equipe de engenheiros da Secretaria Municipal de Obras (Semob).

Já na manhã desta quarta-feira (2), a comissão vistoriou a área destinada à construção do campus em companhia da arquiteta da Semob, Aline Gasparin, da secretária Juliana de Souza e do prefeito Valmir Mariano. No mesmo dia participaram de uma reunião  com o professor Mário Sérgio Alves, diretor da Escola de Música Waldemar Henrique e com a procuradora do município, Késia Lustosa.

A secretária de Educação explica que as visitas ao Ceup e a Secretaria de Saúde foram necessárias porque estão previstos cursos das áreas de saúde (como Enfermagem) e educação (licenciatura em Português e Música e cursos de Pós-Graduação) para serem iniciados no primeiro semestre de 2015. Provisoriamente, esses cursos devem funcionar no Ceup até o prédio do campus ficar pronto.

Para o prefeito Valmir Mariano, este é mais um passo para transformar a cidade em polo universitário. “Pretendemos atrair mais universidades para o município, sejam elas públicas ou particulares, e institutos tecnológicos para transformá-lo num importante centro educacional”, informa o gestor.

O CAMPUS

Será o vigésimo primeiro da Uepa, que atualmente conta com cinco campi em Belém e 15 no interior do Estado. A área destinada à construção fica localizada às margens da PA-160, próximo ao Km 13 (interligando a Nova Carajás à VS 10) e possui 126 mil metros quadrados.

Segundo Osvando Alves, essa é a maior área destinada à construção de um campus da Uepa. “Trata-se da maior área e estrutura projetada. Geralmente, adaptamos espaços para a instalação do campus. Esta é a primeira vez em que começaremos a construção da base em uma área adequada, com a realização de plano diretor e tudo mais a que se tem direito. Com certeza, deverá ser um dos melhores campus do Pará”, analisa o assessor da universidade.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.