A coleta de exames laboratoriais pela rede municipal de Saúde de Parauapebas deixou este mês de ser um serviço exclusivo do laboratório do Hospital Geral (HGP), para ser realizado pelas próprias Unidades Básicas de Saúde (UBS), inclusive da zona rural. Uma medida de grande importância para agilizar e facilitar o atendimento à população que procura os serviços médicos.

“Essa descentralização fará com que os usuários da rede SUS tenham um melhor atendimento, uma vez que mais pacientes serão contemplados e de forma mais rápida podendo procurar a UBS mais próxima da sua residência”, diz o coordenador técnico do laboratório Municipal de Parauapebas, Adson Baquil.

Com a descentralização, o período do resultado dos exames será bem menor, abrangendo o maior número de coletas por usuários. As coletas são feitas diariamente seguindo um cronograma, com os exames sendo agendados e realizados nos próprios postinhos de saúde.

O usuário deve procurar a UBS de acordo com esse cronograma, portando os documentos necessários e a solicitação médica para a realização de exames. Quanto ao laboratório do HGP, continuará a realizar as coletas dos exames dos pacientes internados no próprio hospital e no HMP.

A descentralização foi em resposta à solicitação da comunidade, diz o secretário municipal de Saúde (Semsa), Gilberto Laranjeiras: “O avanço da descentralização de realização dos exames laboratoriais é mais uma ação da administração municipal para facilitar a vida do cidadão e humanizar a prestação de serviços na saúde, com o objetivo de diminuir filas de espera e garantir a efetividade do tratamento dos pacientes na rede pública”.