Para capacitar e qualificar diversos profissionais que já compõem ou que desejam fazer parte do trade turístico do município, o Departamento de Turismo (Detur) da Prefeitura de Parauapebas tem oferecido vários cursos para a comunidade.

Na próxima segunda-feira, 23, serão iniciadas as inscrições para a 2ª edição do curso de Trilhas e Caminhadas. No mesmo dia, começará também o ciclo de palestras sobre “Hospitalidade Turística”.

TRILHAS E CAMINHADAS

A 1ª edição do curso de Trilhas e Caminhadas foi realizada para suprir um déficit de condutores. Foram 22 alunos capacitados e 50% da turma já estão atuando na área. “A 2ª edição vem para complementar esse déficit que ainda existe. Nossa expectativa é capacitar 30 alunos e absorver no mínimo 50% desses futuros profissionais para complementar o quadro de condutores do nosso município”, diz o coordenador do Detur, Marcos Alexandre.

As inscrições serão realizadas no Detur (localizado no prédio da prefeitura), de 8h as 12h. Para se inscrever, é necessário ter no mínimo 18 anos, apresentar RG, CPF, comprovante de residência e currículo. As inscrições são gratuitas e limitadas.

A seleção será por meio de uma banca avaliadora composta por membros do Detur, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) e Cooperativa de Trabalho em Ecoturismo de Carajás (Cooperture Carajás).

O conteúdo programático vai abordar patrimônio histórico, qualidade no atendimento ao turista, cooperativismo, ecoturismo, fauna Carajás, uso público em áreas de preservação, animais peçonhentos, técnicas de condução de trilhas, noções de sobrevivência em área de selva, condução noturna, primeiros socorros, noções de segurança no trabalho, o que é e quais são os tipos de trilhas, a importância do condutor de trilhas, principais técnicas em caminhada em grupos e empreendedorismo para turismo de trilhas.

O curso de Trilhas e Caminhadas será realizado em parceria com a Setur, ICMBio, Departamento de Uso Público (Deupp), 23º Batalhão Bombeiro Militar de Parauapebas, Cooperture Carajás e Vale.

Módulo I

  • Data: 14 a 19 de maio
  • Local: Floresta Nacional de Carajás (Projeto Igarapé Bahia)
  • Turnos: Manhã, tarde e noite
  • Obs: Os alunos ficarão alojados

Módulo II

  • Data: 23 a 24 de maio
  • Local: ICMBio
  • Turnos: Manhã e tarde

Módulo III

  • Data: 28 a 31 de maio
  • Local: ICMBio
  • Turnos: Manhã e tarde

HOSPITALIDADE TURÍSTICA

Todo o trade turístico e a população em geral estão convidados a participar do ciclo de palestras com o tema “Hospitalidade Turística”, a ser realizado entre os dias 23 e 26 deste mês, das 14h às 18h, no plenarinho da Câmara Municipal.

A inscrição é gratuita e será realizada no local. Os palestrantes vão abordar os seguintes temas: Meios de Hospedagem, Sustentabilidade no Turismo, Empreendedorismo no Turismo, Educação Fiscal, Produção Associada ao Turismo e Planejamento Comunitário.

“O turismo é uma cadeia que envolve vários setores e que aquece a economia da cidade. Então, é preciso capacitar, orientar e preparar essas pessoas e esses empreendedores para receberem os avanços que teremos daqui a alguns anos nessa nova matriz econômica do nosso município”, aponta o coordenador do Detur, Marcos Alexandre, acrescentando que uma parceria com a Secretaria Estadual de Turismo (Setur) vai proporcionar a oferta de muitos outros cursos para os parauapebenses.

Texto: Rayssa Pajeú
Artes: Ascom

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here