Em parceria com a Prefeitura Municipal de Curionópolis, o Exército Brasileiro realizou em Serra Pelada, Distrito de Curionópolis, um dia de AÇÃO SOCIAL; ato que ocorreu nesta quinta-feira, 31, durante todo o dia.
De acordo com o General Pacelli, a ação faz parte de uma operação de adestramento das tropas do Exército em garantia da Lei e da Ordem que está acontecendo nas regiões sul e sudeste do Pará. “Fazemos este constante preparo de nossas tropas para que, caso seja necessário, atuemos com a maior eficiência possível no controle da ordem pública”, explica o general, detalhando que paralelo ao adestramento das tropas sempre se realiza a AÇÕES CÍVICAS SOCIAIS, visando atender a população naquilo que há de mais carente seja na parte educacional, de assistência social ou médica e odontológica.
Ainda de acordo com Pacelli, notou-se em Serra Pelada grande necessidade na área de saúde dado à deficiência da estrutura do Município e Estado, respectivamente, motivo que o Exército trouxe seu corpo de saúde composto de oficiais médicos e dentistas, além de universitários para fazer a ação que teve parceria com a Prefeitura Municipal de Curionópolis que, através da Secretaria Municipal de Educação, cedeu as escolas para o atendimento; e a Secretaria Municipal de Saúde que forneceu os medicamentos. “Esta parceria nos permite mostrar à sociedade a mão amiga do Exército Brasileiro”, admitiu Pacelli, enumerando que, além de Curionópolis, outros Municípios recebem a ação, entre eles Parauapebas, Eldorado do Carajás; já a parte militar todo o sul e sudeste do Estado receberá a presença das tropas.
Participam das operações e ações 10 unidades militares de responsabilidade do General Pacelli, e nesta foi escalada o 50º BIS (Batalhão de Infantaria de Selva) sediado em Imperatriz, comandado pelo Coronel Furtado.
Poder executivo- A participação da Prefeitura Municipal de Curionópolis na ação veio através da Secretaria Municipal de Saúde que forneceu os medicamentos e apoio das equipes técnicas da respectiva secretaria. Parceria que, segundo Neidina Bonfim, é de elementar importância para aquela população. “Não temos estrutura tão adequada para vir até o distrito para fazer atendimento como este. Apoiar um parceiro como o Exército Brasileiro é um presente para nós que repassamos a esta comunidade”, disse Neidina.
Para o presidente da Câmara Municipal de Curionópolis, vereador Francisco Aderbal, que reside naquele Distrito, a AÇÃO CÍVICA SOCIAL do Exército Brasileiro, veio de encontro com a necessidade daquele povo que, agora conhecendo mais de perto poderá levar ao governo federal a preocupação com uma comunidade tão carente. “É de salutar importância que representantes do governo veja como estão os rincões do país e alerte para investimento àqueles que mais necessita”, afirmou Aderbal.
Texto: Francesco Costa / Fotos: Anderson Sousa

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here