O prefeito interino de Canaã dos Carajás, Alexandre Pereira, anunciou, em entrevista à Rádio Correio na tarde desta segunda-feira (5), as primeiras medidas à frente da administração do município. Ele afirmou que o fato de ter assumido a gestão por mais de 100 vezes, como vice-prefeito, auxiliou para que estivesse “a par” de muitas ações. Ainda assim, segundo ele, o momento é de “reconhecer o terreno”.

Entre as primeiras medidas anunciadas por ele estão a revisão de todos os contratos da administração, o que pode auxiliar para “enxugar a máquina”, além de uma auditoria da folha de pagamento e a padronização de todos os carros alugados para a administração, que serão plotados e devem ser devolvidos a um estacionamento público ao fim de cada expediente.

“A auditoria é importante para que o governo e a sociedade tenham transparência do que é gasto com os servidores em suas funções e garantir que está tudo dentro da lei”, defendeu. “Já com a plotagem dos veículos queremos que a sociedade nos ajude a fiscalizar e garantir que o carro que ela paga, com os seus impostos, está sendo bem utilizado”.

Afastamento de secretários

Alexandre também anunciou que, em reunião com os cinco secretários citados no processo que afastou o prefeito eleito Jeová Andrade, ficou decidido o afastamento deles de suas funções. Segundo ele, o objetivo é resguardá-los. Os secretários citados são: Arleides Martins de Paula (Administração); Dinilson José dos Santos (Saúde); André Wilson Teles de Souza (Educação); Simone Aparecida Souza de Oliveira (Meio Ambiente) e Ana Cristina Queiroz Pereira (Assistência Social).

“Sabemos que são pessoas idôneas, simples e que estavam prestando um serviço ao município, e temos de preservá-las, para que possam se defender, para o bem deles, e da administração. Tomei essa decisão e espero que seja acertada”.

A previsão é de que os novos titulares sejam anunciados nesta terça-feira (6) na sessão da Câmara Municipal.

Negociação com os servidores

O prefeito interino destacou que pretende manter a negociação com os servidores do município, que retornaram ao trabalho nesta segunda-feira, após decisão judicial que suspendeu a greve. Segundo ele, no próximo dia 13, três dias antes da audiência de conciliação marcada entre o município e os sindicatos, ele deve se reunir com as categorias para discutir a proposta que será levada à audiência.

Alexandre ainda informou que a prefeitura pretende realizar uma mudança no vale alimentação, que atualmente é recebido pelo servidor em dinheiro, como parte do salário. “Queremos criar um cartão alimentação, para que o servidor utilize em suas compras no comércio. Acredito que isso pode ajudar a dar um fôlego e fortalecer o comércio local”.

Prioridades

De acordo com o prefeito interino, a meta é dar continuidade as ações que estão em andamento, priorizando, os setores de educação, saúde, desenvolvimentos econômico e social. Do ponto de vista social, ele pretende criar um programa para auxiliar as pessoas mais necessitadas de Canaã.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here