Preço do combustível: Dicas importantes para economizar na hora de abastecer

0
319

Um dos principais efeitos da greve do caminhoneiros, que aconteceu nas últimas semanas em todo Brasil, é o aumento nos preços dos combustíveis. Devido a alta na demanda, muitos postos de combustível permanecem cobrando preços abusivos. Confira algumas dicas que podem ajudar os consumidores a se proteger e economizar na hora de abastecer:

Denuncie

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) tem recebido centenas de denúncias devido à crise dos combustíveis no país. A recomendação é que o consumidor que identificar cobranças abusivas faça uma denúncia, para tanto, basta acessar o site do órgão e deixar o seu registro. A Agência Nacional do Petróleo (ANP) também está atuando na fiscalização contra os abusos. No caso da ANP, a denúncia deve ser pelo site da agência ou pelo telefone 0800-970-0267.

  1. Pesquise Preços

Se for possível, antes de abastecer pesquise os preços em mais de um posto de gasolina na região. Os valores podem variar de um estabelecimento para outro, por isso, vale a pena conferir e escolher a opção com o melhor custo benefício.

3. Confiança é tudo

Vamos ao óbvio: abasteça em posto de sua confiança. Confira o rendimento do combustível e veja se está de acordo com o consumo médio do seu veículo. É importante ter em mente que não apenas o combustível pode ser adulterado, a quantidade também pode ser enganosa – algumas bombas podem abastecer até 20% a menos do que é cobrado por litro.

Sempre que possível verifique se a bomba contém o selo do Inmetro e se possui lacre para evitar a instalação de dispositivos fraudulentos. Os postos devem manter a nota fiscal da compra do combustível e quando ele tiver bandeira só poderá vender combustíveis da mesma marca.

4. Olho no etanol

Observe o nível do densímetro (aquele tubinho transparente por onde passa o combustível), nele você pode notar o quanto de água tem naquele combustível. O limite permitido pela ANP é de 5% de água, mais do que isso significa tramoia. Olho na cor também, o etanol tem que ser limpinho, sem impurezas. Se estiver alaranjado, denuncie porque está irregular.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.