Pré-Conferências debatem rumos da educação municipal em Parauapebas

Resultado dos debates será levado para Conferência Municipal, na próxima sexta-feira, 27

0
84

A última sexta-feira, 20, foi bastante movimentada nas escolas municipais de Parauapebas com a realização das pré-conferências de educação, que contou com a participação não apenas dos servidores, mas também da comunidade.

Joseane Carneiro, representante de vendas, é mãe de duas alunas da Escola Municipal Chico Mendes. Ela afirma ser presente na vida escolar das filhas e atuante nas atividades que envolvem os pais. Para Joseane, fazer parte dessa discussão é essencial para pensar em melhorias para a educação para todos

“Participar dessas iniciativas é revolucionário. O conhecimento não para; o aprendizado é constante e os pais são necessários. Muitos dizem não ter tempo e essa ausência acaba comprometendo a evolução do processo educacional”, avalia Joseane.

A direção das escolas municipais não mediu esforços para mobilizar pais, alunos e servidores com o intuito de discutir as metas do Plano Nacional de Educação dentro do monitoramento do município, para assim contribuir com a melhoria da qualidade do ensino em Parauapebas.

Todas as propostas visam garantir o direito da aprendizagem e a participação integral da comunidade dentro da escola, conforme explica Regiane Souza, diretora da Escola Carlos Henrique. “Esses momentos são constantes. Uma forma de pensar no que está dando certo e o que pode ser melhorado, por exemplo. É uma oportunidade em que todos têm de apresentar suas sugestões e saber de que forma podem estar contribuindo com o crescimento educacional”.

De acordo com Valdelice Cardoso, técnica da Secretaria Municipal de Educação (Semed), é uma conquista para a educação quando se consegue trazer as bases para a escola para essa discussão. “A gente tem como base as orientações da Conferência Nacional de Educação (Conae), que este ano está estruturada em oito grandes eixos, e as escolas vão trabalhando os assuntos de acordo com que melhor adequa a sua realidade. É uma construção coletiva”, destaca Valdelice.

A Conferência Municipal de Educação (Comed) será realizada na próxima sexta-feira, 27, a partir das 8 h, no plenário da Câmara Municipal de Parauapebas.

Texto: Anne Costa

Fotos: Helder Messias

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui