Os 264 candidatos convocados pela Prefeitura de Parauapebas devem tomar posse no próximo dia 23 de junho, conforme planejamento da Coordenadoria de Treinamentos e Recursos Humanos (CTRH). Nesta primeira etapa, foram convocados dez administradores, vinte assistentes sociais, vinte enfermeiros, um enfermeiro do trabalho, doze engenheiros civis, um engenheiro eletricista, um engenheiro sanitarista, um engenheiro de segurança do trabalho, um médico do trabalho, dez psicólogos, cento e cinquenta auxiliares administrativos, trinta técnicos de enfermagem, dois técnicos de segurança do trabalho e cinco eletricistas.

De acordo com Elveni Dalferth, titular da CTRH, as convocações serão realizadas por etapas visando o menor impacto possível ao serviço público. Elveni acrescenta que os 1.292 classificados no concurso público não foram convocados na sua totalidade por alguns motivos: “primeiro para não afetar o oferta dos serviços públicos, segundo porque todos os contratados demitidos receberão direitos adquiridos e isso gera custo para a Prefeitura e, terceiro, é preciso dar condições aos profissionais que estão ingressando na administração pública”, explica.

Sobre o atendimento aos candidatos, que está sendo feito no Centro Administrativo da Prefeitura, a coordenadora reforça que após a habilitação do candidato, o mesmo passa por triagem que consiste em identificar a aptidão do profissional, em seguida, ele é encaminhado para realizar exame psicotécnico em grupos de 10 a 15 pessoas. Após o resultado do psicotécnico, o profissional realiza perícia médica com o médico do trabalho da rede pública.

Convocada nesta primeira etapa para o cargo de auxiliar administrativo, a candidata Joice Lima elogia a organização do processo. “Entreguei os meus documentos para habilitação em dia e horário marcados, já passei por triagem e fiz o exame psicotécnico”, conta, completando que o atendimento é humanizado e rápido.

A nomeação dos 264 candidatos foi publicada no último dia 26 de maio. E conforme dispõe o Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Parauapebas, a posse ocorrerá no prazo de trinta dias contados da publicação do ato de provimento, prorrogável por igual período a requerimento do interessado e conveniência da administração.

“No dia seguinte à posse (dia 24 de junho), a CTRH realizará em duas etapas o introdutório e o acolhimento aos novos servidores públicos. Em seguida, vamos encaminhá-los às secretarias para entrarem em exercício. Sendo que é de até cinco dias o prazo para o servidor entrar em exercício” informa Elveni Dalfert.

As vagas que não foram preenchidas nesta 1ª etapa serão completadas nas etapas seguintes. O prazo de validade do concurso público, realizado este ano pela Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP), é de um ano, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a critério da Prefeitura de Parauapebas.

 

Texto: Ascom PMP

Fotos: Luciana Queiroz

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here