A Copa Verde de 2016 será a 3ª edição da competição de futebol realizada entre clubes dos estados da região Norte e da região Centro-Oeste (com exceção de Goiás) brasileiros, além do estado do Espírito Santo.
A competição contará com 16 times participantes, que serão escolhidos a partir de seu desempenho nos campeonatos estaduais. A quantidade de representantes por estado foi definida pelo Ranking da CBF, que distribuiu para essa edição três vagas para o estado do Pará, duas para os estados do Mato Grosso, do Amazonas e o Distrito Federal, e uma para os demais estados participantes.
O Parauapebas Futebol Clube (PFC), único representante parauapebense jogará duas competições nacionais no próximo ano: Copa Verde e Copa do Brasil, garantindo ambas as vagas após ótima campanha no Campeonato Paraense 2015, terminando o campeonato na 3º colocação, desbancando o Paysandu que briga no topo da tabela para uma vaga ao Brasileirão da serie A do ano de 2016.
O clube parauapebense, já se movimenta nos bastidores para montar uma equipe competitiva para disputar a temporada 2016, buscando jogadores e apoio de patrocínios.
O vencedor da Copa Verde de 2016 se classifica para a Copa Sul-Americana de 2017, competição internacional de clubes de futebol da América do Sul, organizada pela Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL).
A edição de 2016 deve manter o formato das edições anteriores, uma vez que o calendário divulgado pela CBF prevê apenas oito datas para a competição. Assim, o torneio funcionará em fases eliminatórias, começando a partir das oitavas de final, em jogos de ida e volta.
Em parceria com a CBF no custeio das despesas dos times na competição, o canal Esporte Interativo ficará a cargo das transmissões dos jogos.
Times participantes
Rio Branco-AC – Campeão do Estadual do ACRE 2015
Santos-AP – Campeão do Estadual do AMAPÁ 2015
Nacional-AM – Campeão do Estadual do AMAZONAS 2015
Fast Clube – Campeão da Copa Amazonas 2015
Gama – Campeão do Metropolitano DF 2015
Brasília -Vice-campeão do Metropolitano – DF 2015
Rio Branco-ES – Campeão do Estadual ESPITITO SANTOS 2015
Cuiabá – Campeão do Estadual MATO GROSSO 2015
Operário-MT – Vice-campeão do Estadual MATO GROSSO 2015
Comercial-MS – Campeão do Estadual MATO GROSSO DO SUL 2015
Remo – Campeão do Estadual PARAENSE 2015
Independente – Vice-campeão do Estadual PARAENSE 2015
Parauapebas – 3º colocado do Estadual PARAENSE 2015
Genus – Campeão do 2º turno do Estadual RONDONIA 2015
Náutico-RR – Campeão do Estadual RORAIMA 2015
Interporto – Vice-campeão do Estadual TOCANTINS 2015
Texto – Josélio Martins
Foto: Internet