Parauapebas: Serviço de Atendimento ao Cidadão da Câmara Municipal já está funcionando

0
350

Se você tem reclamações, denúncias, pedidos de informações ou sugestões para fazer referentes a projetos de lei e licitações do Legislativo, bem como sobre a atuação dos vereadores e/ou servidores da Câmara Municipal de Parauapebas, agora a instituição dispõe de um canal exclusivo para atender a estas demandas. Trata-se do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), composto pela Ouvidoria Legislativa e pela Central de Informações.

O SAC é um mecanismo de comunicação entre o cidadão e a Câmara, criado com base na Lei de Acesso à Informação, com o intuito de divulgar dados sobre o legislativo municipal, de forma permanente e eficaz, atendendo aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, eficiência e publicidade dos atos e ações da Casa de Leis.

O presidente da Câmara, vereador Ivanaldo Braz (PSDB), acredita que o SAC vai aproximar ainda mais o cidadão do Legislativo e contribuir com a melhoria dos serviços prestados pela Casa, além de garantir mais transparência nas ações. “Esse contato da comunidade por meio do SAC vai nos ajudar muito, pois o cidadão terá uma comunicação direta conosco para pedir informações e contribuir com sugestões. É importante até para identificarmos eventuais erros que possam passar despercebidos e consertá-los. Para isso, o SAC terá toda autonomia na intermediação deste diálogo”.

Ouvidoria Legislativa

Compete à Ouvidoria da Câmara receber as denúncias e sugestões; manter o cidadão informado sobre as averiguações e providências adotadas pela administração; auxiliar a presidência da Câmara nas medidas para sanar violações; sugerir ações para melhorar os serviços prestados pelo Legislativo; organizar arquivo de documentos referentes às denúncias e apresentar relatório anual de suas atividades.

Central de Informações

Já a Central de Informações tem como atribuições fazer atendimento presencial na sede da Casa de Leis, fornecendo informações sobre os direitos do cidadão; receber requerimentos de acesso à informação; controlar o cumprimento dos prazos por parte da administração, para apresentação de dados; buscar e fornecer documentos solicitados; e acompanhar pedidos de informação e fornecer todas as informações pedidas.

Como funciona?

O atendimento do SAC ocorre por meio físico e virtual. Para solicitações de informações e reclamações, basta acessar ao site da Câmara www.parauapebas.pa.leg., clicar na guia “SAC – Serviço de Atendimento ao Cidadão” -, escolher o tipo de manifestação que deseja fazer: solicitação, denúncia, reclamação ou elogio, e, por fim, preencher um formulário eletrônico.

O SAC terá um prazo de até 20 dias úteis para responder às demandas que lhe forem apresentadas, período que poderá ser prorrogado pela mesma quantidade de dias, quando a complexidade justificada do caso exigir. O cidadão poderá acompanhar a solicitação por meio do número de protocolo gerado.

O coordenador do Serviço de Atendimento ao Cidadão, Allan Glauber, relata que as denúncias também podem ser feitas de forma anônima. “Caso o denunciante queira preservar sua identidade, basta optar pelo anonimato ao preencher o formulário que manteremos sigilo. O mais importante é que ele forneça dados específicos sobre o assunto a ser apurado ou sobre a informação que ele queira. Lembrando que devem ser questões exclusivamente referentes à Câmara Municipal, pois o serviço não responde sobre informações e ações relacionadas à Prefeitura de Parauapebas, que tem ouvidoria própria”.

O cidadão poderá se comunicar com a Câmara ainda pelo e-mail ouvidoria@parauapebas.; pessoalmente, das 8 às 18 horas, no prédio do Legislativo, localizado na Avenida F, Quadra 33, Lote Especial, Bairro Beira Rio II; ou pelo celular (94) 99280-3259. Em breve será disponibilizado um número 0800.

Tipos de manifestações

Saiba qual o tipo de manifestação a fazer, de acordo com seu objetivo.

Solicitação – Pedido de orientação ou informação relacionado à área de atuação da Câmara Municipal. Como, por exemplo, projetos de lei, requerimentos, indicações, contratos licitatórios, dados contábeis, pareceres jurídicos, tramitação de proposições e funcionamento das comissões, dentre outros.

Denúncia – Comunicação verbal ou escrita que indique irregularidade/ilegalidade na administração ou no atendimento do Poder Legislativo Municipal.

Reclamação – Manifestação de insatisfação em relação às ações e serviços prestados pelo Poder Legislativo. Nesta opção também é possível fazer sugestões, propostas, recomendações e dar ideias para aprimorar os trabalhos da Câmara e o atendimento à população.

Elogio – Demonstração de apreço, reconhecimento ou satisfação por serviços prestados ou atendimento recebido pela Câmara de Vereadores.

Fique atento

Antes de fazer qualquer solicitação, acesse a guia “Portal da Transparência”, dentro do site da Câmarawww.parauapebas.pa.leg., pois a informação que você deseja pode já estar neste ambiente.

O Portal da Transparência disponibiliza dados sobre receitas, despesas, orçamento e planejamento; legislação, gestão fiscal, licitações e contratos; folha de pagamento e concursos públicos realizados pela Câmara, além de informações sobre o funcionamento e a estrutura organizacional da Casa de Leis.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.