Parauapebas recebe edição do PUBLICOM

0
346

Reunir expoentes da comunicação para trocar experiência com empreendedores, profissionais e estudantes, além de ofertar workshops do projeto Biizu para que habilidades sejam aprimoradas. Esse é o objetivo do Encontro de Comunicação do Pará, o Publicom, promovido pela Secretaria de Comunicação do Pará (Secom), e que pela primeira vez será realizado na região de Carajás. As inscrições são on line e são efetuadas mediante a doação de um livro que será entregue pelo participante no momento do credenciamento. O evento será no Instituto Federal do Pará (IFPA) de Parauapebas, nos dias 4 e 5 de maio.
O Publicom Parauapenas contará com palestras de Layse Santos, da Eko Comunicação, de Belém, que abordará o telejornalismo no mundo digital, e Juliana Faria, da ONG Think Olga, de São Paulo, que terá o jornalismo humanizado como tema. Além das palestras, workshops serão ministrados por profissionais conceituados, como o de “Gestão de Crises na Comunicação”, facilitado pelo diretor de jornalismo da Secom, Paulo Silber.
Outro destaque no Encontro é a presença de Juliana de Faria, uma das fundadoras da ONG Think Olga, responsável pela campanha nacional contra o assédio sexual “Chega de Fiu Fiu” e pela elaboração do Manual do Jornalismo Humanizado. Em março passado a Think Olga esteve em Belém durante a campanha encabeçada pela Secom pela fim da violência contra a mulher, agora a jornalista fundadora da Ong leva à Carajás uma palestra sobre jornalismo humanizado, focando no tratamento equivocado que parte da grande imprensa dá à casos relacionados a preconceitos impregnados na sociedade e em como a mídia pode se tornar inclusiva nestas situações.

Evento de Comunicação percorre todo o Pará

O Publicom é o maior evento de comunicação do Pará e já teve edições regionais nas cidades de Xinguara, Bragança e Redenção entre 2013 e 2015. Cerca de 500 pessoas já participaram do evento desde o seu início. Profissionais de grande nome como Ursula Vidal e Jalília Messias já trocaram experiência com o público.
De acordo com secretário de comunicação do Pará, Daniel Nardin, o Publicom tem se consolidado como uma referência para que profissionais e estudantes possam desenvolver mais a técnica da produção de conteúdo. “Nosso esforço tem sido aliar isso à discussão e reflexão sobre conteúdo, sobre a abordagem dos temas da sociedade pela comunicação. E isso tem uma importância que não dá para mensurar, do ponto de vista de formação do cidadão”
O Secretário ressalta que a realização desta edição do Publicom em Parauapebas veio dos próprios profissionais da imprensa na região que estiveram presentes no Publicom Belém de 2016 e solicitaram que a cidade fosse incluída em uma das edições regionais, “diante do crescimento do segmento de comunicação na cidade, que já é bem organizado. Então, certamente será um bom momento de debate e de aprendizado mútuo”, concluiu.
Workshops e palestrantes
A programação do Publicom Parauapebas contará com workshops de diversos temas. “Hipertexto”, por Mauro Lima, diretor de Publicidade da Secom; “Como falar em público”, por Reginaldo Teles, mestre de cerimônias do Governo do Pará; “Estratégias e ferramentas de marketing digital”, pela publicitária Aline Freitas, e “A poética dos rascunhos e o processo criativo em fotografia”, com a fotógrafa Desirée Giusti, são opções que os participantes terão nos dois dias do Encontro.

A noite, o Publicom terá as palestras já citadas de Juliana de Faria (SP), no dia 4 e Layse Santos (Belém) no dia 5, encerrando o evento. Abaixo um pouco mais sobre os palestrantes:
Mauro Lima é jornalista e publicitário com experiência em criação e direção de arte. Trabalhou em produção e direção de vídeos, foi Diretor da TV Cultura do Pará, atuou em diversas produtoras de vídeo realizando roteiros e direção de documentários, vídeos institucionais e comerciais. Há oito anos dirige o site Guiart.com.br, que divulga a programação cultural de Belém, e é Diretor de Publicidade e Marketing da Secom.
Desirée Giusti Graduada em letras língua francesa, mestre em artes e doutoranda em sociologia na Université Paris X. Cursou fotografia digital na EICTV (Cuba), foi foto jornalista no jornal Diário do Pará na Ascom da SEJUDH.
Professor Reginaldo Teles, mestre de cerimônias do Governo do Estado e coordenador de eventos da Faculdade Integrada Brasil Amazônia. Mestre de cerimônias do Governo do Estado desde 1997, o professor Reginaldo Teles tem mais de 30 anos de experiência na promoção de cerimoniais, como eventos oficiais, casamentos e congressos.
Aline Freitas é mestra em Comunicação, Cultura e Amazônia PPGCOM (UFPA), cursou MBA em Marketing na Fundação Getúlio Vargas (FGV), graduada em comunicação social, habilitação em jornalismo, pela UFPA. Aline trabalha há mais de oito anos como consultora de mídias digitais em empresas de varejo de Belém.
Paulo Silber Gama Alves tem 51 anos, 31 de profissão, com experiência em jornalismo impresso, telejornalismo, jornalismo online e publicidade. Trabalhou em onze redações, em Belém, Macapá, São Paulo e Brasília. Publicou matérias nos principais jornais e revistas do Brasil e tem reportagens citadas nos livros “A Ditadura Envergonhada”, de Élio Gáspari, e “Notícias do Planalto”, de Mário Sérgio Conti. Segundo colocado no Prêmio Abril 1992, foi o vencedor do Prêmio Nacional de Jornalismo Literário, em 93. Publicou os livros “Auêra Auara – A história do surf na pororoca” e “Papai, você não tem amigos normais?”. Atualmente, Silber é diretor de Jornalismo do Governo do Pará.
Juliana de Faria é fundadora do ONG Think Olga, com foco em direitos das mulheres; criadora das campanhas Chega de Fiu Fiu e Primeiro Assédio, cujo objetivo é combater o assédio sexual; e uma das sócias da consultoria de comunicação Think Eva.
Layse Santos é graduada em Jornalismo pela UFPA e Administração de Empresas pela UNAMA. Experiência de mais de 20 anos em redações. Repórter, editora, apresentadora e âncora de telejornais da Tv Liberal/ Afiliada Tv Globo. Sócia Fundadora da agência EKO – Estratégias em Comunicação. Autora e editora do Blog Espelho Meu. Forte experiência em gestão de crise de imagem em ambientes digitais e offline para empresas nacionais e multinacionais
Serviço: O Publicom Parauapebas ocorre nos dias 4 e 5 de maio, no Instituto Federal do Pará (IFPA) de Parauapebas, na rodovia PA 275, S/N; Bairro União, próximo ao Portão de Carajás, de 8h às 21h. O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas mediante a doação de um livro. Acesse o site do Publicom para se inscrever e conferir a programação completa: http://bit.ly/PublicomParauapebas
Contatos para imprensa: Danielle Franco (Secom): 91 – 98425 6171 e 91- 98190 8270

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.