Parauapebas lidera ranking de registros de dengue no interior do Pará

1034

239 casos já foram registrados em 2015 no município do sudeste do Pará.Prefeitura diz que chuvas contribuem para a proliferação do mosquito.

O município de Parauapebas, no sudeste paraense, lidera o ranking de registros de dengue nas cidades do interior do Pará: só neste ano, 239 casos da doença foram registrados na cidade. O segundo município fora da capital com maior número de registros é Altamira, com 234 ocorrências. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado (Sespa), mais de 2.700 casos da doença foram contabilizados em todo os estado, com três mortes; duas em Belém e uma em Rurópolis, no sudoeste paraense.

De acordo com a Secretaria da Saúde de Parauapebas, mesmo no verão, as chuvas são comuns no período, contribuindo para o alto índice de pessoas vítimas do mosquito Aedes Aegypti no município.

“O cuidado no verão também tem que ser intenso porque as chuvas nessa época do ano são irregulares. Uma das principais características dos ovos do mosquito da dengue é que ele consegue resistir ao ressecamento, ou seja, mesmo em ambientes desfavoráveis, ele fica ali aguardando um novo acúmulo de água para então eclodir. É por isso que a população ainda deve manter os cuidados para eliminar o criadouro do mosquito”, explica Eula das Neves, representante da Divisão de Vigilância Epidemiológica.

O Ministério da Saúde reforça que o mosquito pode se reproduzir em todos os ambientes e em qualquer época do ano, desde que haja água parada. O aceitável de infestação da dengue é de 1% para cada 100 residências visitadas.

A dona de casa Gracilene dos Reis conta que se preocupa em não deixar nada que possa acumular água perto de casa, pois teme que seus três filhos pequenos contraiam a dengue, assim como o marido, que passou mais de uma semana doente.

“Ele ficou muito mal, sentiu muita dor de cabeça, febre, dor no corpo, dor nos olhos e ele não conseguia nem levantar da cama”, detalha.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here