Parauapebas lidera ranking de casos de dengue em 2019 no Pará

363

A Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) divulgou dados de um relatório que apontou Parauapebas como o município paraense que tem o maior registro de casos de dengue no estado.

A Sespa informou que em 2019 o Pará registrou 1911 casos de dengue. Parauapebas, sudeste do estado, registrou 702 casos, seguido de Canaã dos Carajás, com 198, e São Félix do Xingu, com 193.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Parauapebas, os casos de dengue no município são altos porque existe um trabalho intenso de notificação da doença. Além dos 53 agentes de endemia que estão diariamente nas ruas, profissionais das 27 unidades básicas de saúde, UPA e Pronto Socorro Municipal, são orientados a encaminhar imediatamente ao médico todo paciente que apresentar os sintomas da doença.

Controle do mosquito

Parauapebas apresenta índice de infestação do Aedes aegypti considerado nível de alerta. Agentes de endemia vão nas casas para realizar a vistoria de controle e combate à proliferação do mosquito que transmite o vírus da dengue. A orientação da Secretaria de Saúde do município é que a população mantenha os quintais limpos, reservatórios de água tampados e eliminar a água parada de todos os recipientes como pneus, pratos de plantes e garrafas destampadas. (G1)

Comentários