Pará não fechará agências da Receita Federal

0
170

Em risco de fecharem as portas já no próximo dia 7 de julho, as agências da Receita Federal (RF) no Pará continuarão em pleno funcionamento e não terão mais seus serviços suspensos. A informação de que nenhuma unidade será fechada no Pará foi confirmada ontem (27) pelo secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, durante audiência com o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA).

Desde a última semana, o senador vinha cobrando um posicionamento por parte do órgão federal para rever o seu projeto de reestruturação de suas unidades. A informação, naquele momento, era que seriam suspensas as atividades em 58 agências de pequeno porte em todo o Brasil. Na jurisdição da Delegacia da RF da Região de Santarém, as unidades de Itaituba, Novo Progresso e Oriximiná corriam o risco de serem fechadas.

“De fato, nós tivemos corte no orçamento da Receita Federal. Esse corte implicou na suspensão de algumas unidades da Receita Federal pelo Brasil, mas em relação ao Estado do Pará, não há nenhuma unidade que terá suas atividades suspensas”, confirmou o secretário Jorge Rachid.

O senador Flexa Ribeiro disse que os serviços prestados pelas unidades da RF no Pará são fundamentais para o fortalecimento econômico das regiões do Estado e, a suspensão de seus serviços “traria perdas ao Erário e também muito atropelo para aqueles que precisam ter uma relação próxima com a Receita”.

Como justificativa para garantir o não fechamento das agências no Pará, o senador citou as grandes distâncias entre os municípios do Pará e as condições precárias das rodovias federais que ligam a região do oeste paraense. “A agência de Itaituba, por exemplo, atende a cinco municípios do Pará. Se esta unidade tivesse suas atividades suspensas, as pessoas teriam que se deslocar até Altamira, a uma distância de 400 quilômetros, ou para Santarém, distante a 300 quilômetros da sede de Itaituba”, explicou o senador.

O Estado será poupado dos cortes e ficará fora do projeto de reestruturação de unidades da Receita, garantiu o senador.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.