Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Início Notícias Pará: Horizonte confirma potencial para produção comercial de ferroníquel de alto teor

Pará: Horizonte confirma potencial para produção comercial de ferroníquel de alto teor

A Horizonte Minerals finalizou os testes da planta-piloto do forno calcinador rotativo (RKEF, na sigla em inglês) do projeto de níquel Araguaia, no Pará, que apontaram produção de ferroníquel de alto teor com base contínua e sustentável para especificação comercial. A planta-piloto, que fica em Morro Azul, Minas Gerais, processou 160 toneladas base úmida de minério por 11 dias, 24 horas por dia.




A amostra em grande escala foi testada para representar o minério que será extraído pela Horizonte no projeto Araguaia e será processado nos nove primeiros anos de produção comercial. Araguaia se tornou um dos maiores depósitos de níquel laterítico do mundo depois que a mineradora britânica anexou um projeto de níquel da Glencore, também chamado Araguaia, ao empreendimento.

Em comunicado enviado ao mercado nesta terça-feira (10), a Horizonte informou que a secagem e aglomeração produziram um “excelente material de alimentação para ser processado em alta temperatura” no RKEF. A mineradora disse que foi realizada uma calcinação contínua de boa qualidade no forno, com pouca geração de poeira e níveis favoráveis de pré-redução, de 60% para óxido de ferro e 10% para redução de óxido de níquel.

A fundição do RKEF produziu ferroníquel de alta qualidade acima da meta de teor comercial de níquel e com uma recuperação superior a 93%, de acordo com a Horizonte. A mineradora disse que não foram identificadas falhas no fluxo de trabalho do equipamento.

Todos os dados técnicos serão incorporados ao estudo de viabilidade completo para o projeto final comercial do RKEF, previsto para 2016. Também serão agregados os dados do projeto Araguaia da Glencore, adquirido recentemente pela Horizonte.

Os objetivos principais dos testes da planta-piloto integrada eram confirmar o comportamento de fundição do minério de Araguaia, a forma de operação do RKEF, assim como a produção de ferroníquel e de escória em altas temperaturas e a qualidade com base nas condições similares às de uma operação comercial.

A planta-piloto de Morro Azul foi construída pela Anglo American e agora é operada pela Igeo, de São Paulo. O equipamento foi utilizado por muitas grandes players de níquel, como a Vale e a própria Anglo, para testes pilotos, treinamento de pessoal e testes de produto final.

O projeto Araguaia, da Horizonte, tem recursos indicados de 72 milhões de toneladas com 1,33% de níquel e recursos inferidos de 25 milhões de toneladas e 1,2% de níquel, segundo dados do estudo prévio de viabilidade, publicado em 25 de março do ano passado.

A estimativa de recursos minerais do projeto Araguaia, da Glencore, foi publicada em relatório com data de 31 de dezembro de 2013 e aponta recursos medidos e indicados de 105,1 milhões de toneladas com teor de 1,33% de níquel e recursos inferidos de 18 milhões de toneladas com teor de 1,3% de níquel. O teor de corte é de 0,9% de níquel. Os dados ainda não foram integrados aos recursos do projeto Araguaia da Horizonte.

A mineradora britânica disponibilizou em seu website um vídeo que mostra os testes da planta-piloto. Clique aqui para assistir.

Ferroníquel produzido nos testes da planta-piloto. Crédito: Horizonte Minerals




Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Must Read

Canil da Guarda Municipal de Parauapebas fará apresentação na Escola Benedito Monteiro

A Prefeitura de Parauapebas investe em segurança cidadã e as ações da Guarda Municipal (GMP) visam maior aproximação com a comunidade. São rondas escolares,...

TV Record: Parauapebas ganha mais uma emissora com qualidade digital

Está no ar oficialmente em Parauapebas, desde o meio dia de hoje, terça-feira, 23, a TV Record Belém. A emissora é retransmitida pela sua afiliada...

Governo decreta isenção de ICMS para instituições religiosas estabelecidas no Pará

Instituições religiosas estabelecidas no Estado do Pará, que queiram isenção do imposto sobre circulação de mercadorias e serviços (ICMS) devem protocolar o pedido junto...

Helder anuncia concurso com 7 mil vagas para a Polícia Militar

O Governador do Pará, Helder Barbalho, anunciou nesta segunda-feira (22) que o Estado deverá realizar um concurso público para a Polícia Militar, com previsão...

Bruno e Marrone, Damares e Eliana Ribeiro são as atrações para o ‘niver’ de Parauapebas

Parauapebas completa 31 anos de emancipação no dia 10 de maio e a Prefeitura de Parauapebas está se programando para realizar um dos maiores...

Comentários