Pará é líder em casamentos de mulheres com menos de 18 anos

0
643

Um estudo elaborado pela Organização das Nações Unidas (ONU) apontou que o Pará é o Estado com o maior número de mulheres que casaram antes dos 18 anos, o chamado “casamento infantil”. Segundo a entidade, o dado pode representar uma série de efeitos nocivos aos direitos das mulheres.

A pesquisa foi realizada pelo Fundo de População da ONU, entidade focada em diversas questões, incluindo os direitos das mulheres, e apontou que o Brasil possui cerca de 3 milhões de mulheres jovens, entre 20 e 24 anos, que se casaram antes de completar 18 anos. Ao lado do Pará, o Estado do Maranhão também se destaca com os maiores índices.

O número representa um índice de 36% de jovens que tiveram um casamento infantil, valor equivalente ao de países como a República Dominicana, Afeganistão e República Democrática do Congo.

Segundo a ONU, o casamento infantil é responsável por 30% dos abandonos de escola no mundo e um dos principais problemas que prejudicam a ascensão de mulheres na luta por igualdade de direitos, sendo que a principal forma de combate dessa prática é a educação. Ainda de acordo com a mesma pesquisa, um levantamento realizado na África Subsaariana e na Ásia Ocidental apontou que se todas as meninas completassem o ensino primário, o índice de casamento infantil cairia 14%. Se completassem o ensino médio, a queda seria de cerca de 64%. (Dol)

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here