Pacientes reclamam de fechamento da unidade de saúde do bairro Cidade Nova

0
1959

Moradores e pacientes que eram atendidos na UBS- Unidade Básica de Saúde do bairro Cidade Nova, em Parauapebas reclamam do fechamento da unidade de saúde e ficam sem atendimento medico e acompanhamento com profissionais.

Fechado desde o inicio do ano, com a justificativa de infiltração na estrutura e risco de desabamento do teto, e com o pagamento de aluguel atrasado, mas se passado quase seis meses, ainda não foi solucionada outro local para atender a comunidade.

“Todos os pacientes daqui estão sobrecarregando outros postinhos, eu mesmo estou tendo que fazer exames em outros bairros” declara Maria Rita.

Segundo os pacientes que antes eram atendidos pela Unidade Básica de Saúde, alegam que estão a mercê e sem assistencialismo, tendo que se deslocar a outras Unidades Básicas de Saúde ou ir ao Hospital Municipal de Parauapebas para realização de consultas e acompanhamentos médicos.

A equipe do Portal Noticias de Parauapebas entrou em contato com a assessoria de comunicação da saúde e indagada sobre o fechamento e possível data para reabertura da unidade de saúde fomos respondidos com as seguintes respostas, confira na integra.

– Noticias de Parauapebas: A unidade básica de saúde do bairro Cidade Nova já foi reaberta?

A Unidade Básica de Saúde (UBS) se encontra em atendimento reduzido, voltado para casos mais emergenciais. Os demais casos estão sendo atendidos na Unidade de Saúde do Liberdade I, mas a Secretaria de Saúde já está buscando o quanto antes sanar o desconforto que o usuário tem vivido.

Noticias de Parauapebas: Já tem data e local definido para reabertura da Unidade Básica de Saúde?

A unidade funcionará no antigo Pronto Socorro do Hospital Municipal de Parauapebas, que em breve estará com 100% das suas atividades em funcionamento. Em sendo assim, as condições de qualidade na UBS serão satisfatórias aos usuários.

– Noticias de Parauapebas: Onde as famílias que antes eram atendidas pela Unidade de Saúde estão sendo atendidas?

As famílias estão sendo atendidas na Unidade de Saúde Básica do bairro Liberdade I, contudo os casos mais urgentes como os de usuários com doenças crônicas, gestantes e casos emergenciais ainda estão sendo atendidos pelos nossos profissionais e encaminhados às devidas especialidades.

– Noticias de Parauapebas: Por que aconteceu o fechamento da Unidade Básica de Saúde?

Foi após a Vigilância Sanitária do município inspecionar o local, com o acompanhamento do secretário de Saúde. A Vigilância constatou que os prédios onde funcionavam tanto a Unidade de Saúde Cidade Nova quanto a Unidade de Saúde do Rio Verde não ofereciam condições adequadas de trabalho aos profissionais de saúde e principalmente aos usuários. Os prédios apresentavam sérios problemas: estavam cheios de infiltrações, teto com risco de desabamento, odores, sem ventilação e sem segurança. O secretário de Saúde, Francisco Cordeiro, acatou tanto a Vigilância quanto os próprios profissionais de saúde e determinou o fechamento do local para oferecer aos trabalhadores e usuários uma Unidade de Saúde apropriada.

Em nota a Secretaria Municipal de Saúde reforça que tem trabalhado incansavelmente para garantir atendimento de qualidade à população de Parauapebas em que pese os graves problemas que encontrou na área da saúde. E informa que está agilizando as ações para entregar à sociedade o quanto antes as duas unidades de saúde, o que definitivamente colocará um fim aos inevitáveis transtornos causados aos usuários e aos profissionais da área.

Texto: Pablo Oliveira/ Foto: Reprodução

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here