OUTORGA BILIONÁRIA: Renovação da Estrada de Ferro Carajás sai até final do ano

Fonte: Assopem

679

Deve ficar pronto até o final deste ano todo o processo de renovação da concessão da Estrada de Ferro de Carajás (EFC). Quem garante é o diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Sérgio de Assis Lobo. Ontem (21), ele participou de uma audiência pública na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI), do Senado, e adiantou a notícia. O diretor prevê que até o mês de setembro há condições de assinar a prorrogação, mas isso não depende apenas da ANTT.

A EFC é operada pela Vale há mais de três décadas e possui 892 quilômetros. Ela liga as minas do Projeto Ferro Carajás, em Parauapebas, ao porto de Ponta da Madeira, em São Luís, capital maranhense.

Ano passado, apenas em minérios de todas as operações da Vale no Pará, passaram sobre a ferrovia R$ 30,98 bilhões, de acordo com dados da Agência Nacional de Mineração (ANM). Pela Lei 13.448 publicada ano passado, a mineradora, que detém a concessão da ferrovia, pode antecipar a renovação se pagar pela outorga. Os valores são bilionários, de acordo com Lobo

Comentários