Oito instituições europeias aceitam o Enem

731

É possível se candidatar a uma vaga na Universidade de Coimbra pelo Enem. Em dezembro deste ano, começam as inscrições de estudantes brasileiros que fizerem o exame em 2015 ou nos 3 anos anteriores (2014, 2013 ou 2012) e que tenham diploma do Ensino Médio. As notas do Enem têm pesos diferentes para cada curso da instituição, uma das mais prestigiadas da Europa.

Nota do Enem é levada em conta para ingresso na Universidade do Minho, em Braga.

Brasileiros podem prestar concursos para Portugal

A Universidade do Algarve também aceita o Enem como critério de seleção de estudantes. Para se candidatar a uma vaga, basta aos participantes do Enem apresentar os resultados obtidos no exame, sem necessidade de fazer prova de ingresso. A universidade exige apenas que os brasileiros obtenham um mínimo de 500 pontos na redação e pelo menos 475 pontos em cada uma das provas objetivas.

Os participantes do Enem podem se candidatar a vagas como estudantes internacionais no Instituto Politécnico Beja. Pela primeira vez, o Inep formalizou um acordo de aproveitamento das notas do Enem com uma instituição de ensino superior estrangeira especializada em áreas pouco exploradas pelo Brasil, como viticultura e enologia, olivicultura e agropecuária mediterrânea.

A Universidade da Beira Interior, em Covilhã, já aceita a nota do Enem para o ingresso de estudantes brasileiros em cursos de graduação. O peso da redação e de cada prova do Enem varia de acordo com o curso escolhido pelo estudante.

O Instituto Politécnico de Leiria passou a adotar o Enem como meio de seleção de estudantes desde abril deste ano.

Instituto Politécnico de Portalegre assinou um acordo com o Inep para aproveitar os resultados como forma de ingresso de estudantes brasileiros em seus cursos. O IPP tem escolas de educação, tecnologias e gestão, saúde e agrária.

O Instituto Politécnico do Porto passou a aceitar neste ano a nota do Enem como forma de ingresso dos estudantes. Com unidades nas cidades do Porto, Matosinhos, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia e Felgueiras, o instituto conta com uma comunidade acadêmica de mais de 18.500 estudantes.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here