Obras do Governo geram cerca de 7,5 mil empregos

146

As obras realizadas pela Secretaria de Estado de Transportes (Setran) já geraram, em 2019, mais de 4,5 mil empregos diretos e 3 mil indiretos no Pará. Somente na obra da ponte rio Moju foram gerados 800 empregos, destes 400 diretos e outros 400 indiretos.

Segundo o órão, a taxa de desocupação caiu de 12,5% para 11,8% no trimestre de abril a junho, com menos 609 mil pessoas desempregadas. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“A nossa recomendação para as empresas contratadas é que elas priorizem a mão de obra local. Nas frentes de trabalho de pavimentação e conservação de rodovias e pontes, temos mais de 3 mil trabalhadores executando obras em rodízio permanente em nossas 130 PAs e em mais de 700 pontes”, destaca o titular da Setran, Pádua Andrade.

Para contribuir pela queda dos números de desempregados no Pará, o órgão, como membro atuante do Conselho de Desenvolvimento Econômico do Estado, atua para aumentar a oferta de vagas de emprego por meio das obras que executa no setor de transportes.

As equipes da Setran atuam em 62 rodovias. Dentro das perspectivas de crescimento, deve ser gerado um quantitativo superior a 5 mil postos de trabalho em 2020. “Isso demonstra o empenho do governador para contribuir com a política e os instrumentos para o desenvolvimento econômico do Estado, e assim, garantir a integração setorial e, consequentemente, reduzir as desigualdades do nosso povo”, destacou o secretário Pádua Andrade.

Comentários