Nova espécie de primata é descoberta na Amazônia

743

macaco-12-03-2015-10-02-05

Uma nova espécie de primata foi descoberta na Amazônia. A novidade foi publicada na revista científica “Papéis Avulsos de Zoologia”, do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (USP). O estudo, que teve início em 2011 com a descoberta da espécie, foi divulgado recentemente com a publicação da sua descrição.

Conhecido como Zogue-Zogue, e apelidado de rabo de fogo, o primata da espécie Callicebus miltoni possui uma faixa grisalha na testa, costeletas e garganta em cor ocre e uma cauda cor de fogo.

A publicação é um trabalho conjunto dos pesquisadores Felipe Ennes, do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, Júlio César Dalponte, do Instituto para a Conservação dos Carnívoros Neotropicais (Pró-Carnívoros) e de José de Souza e Silva Júnior, conhecido como Cazuza, coordenador de Zoologia do Museu Paraense Emílio Goeldi.

A distribuição geográfica da espécie recém-descoberta é o interflúvio dos rios Roosevelt e Aripuanã, nos estados do Mato Grosso e Amazonas. “Os rios são importantes barreiras para a dispersão dos zogue-zogues da Amazônia. Este é um dos fatores que interfere na diversidade do número de espécies desse gênero. Esse número tende a aumentar tanto devido às novas descobertas, quanto às revisões taxonômicas em andamento que consideram parâmetros morfológicos e moleculares”, finaliza Felipe Ennes, pesquisador do Instituto Mamirauá e um dos autores do estudo.

(DOL, com informações do Instituto Mamirauá)

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here