Municípios das mesorregiões sudeste e sudoeste do Estado, como Marabá, Parauapebas, Redenção e Tucuruí, terão um esquema especial de atendimento da Celpa para o período de festividades de final de ano. Os trabalhos garantirão que situações emergenciais, envolvendo a rede elétrica, sejam solucionadas no menor tempo possível, sem acarretar prejuízos à população. A dinâmica de procedimentos levará em consideração o reforço de equipes de manutenção e operação em pontos estratégicos das principais cidades do Estado, e onde ocorrem maior concentração de pessoas por conta dos festejos.

Em Marabá, as equipes atuarão na subestação que atende a cidade, além de haver equipes de manutenção de alta tensão disponíveis para o atendimento. O mesmo esquema será replicado a Parauapebas. Já em redenção, haverá equipes na subestação local e na subestação Xinguara. Em Tucuruí equipe atuará na subestação local e outros profissionais também se revezarão no plantão.

A estratégia do plano será posta em prática a partir das 22h do dia 24 (quarta-feira) até às 6h do dia 25 (quinta-feira). Para o Ano Novo as equipes se concentrarão a partir das 22 h do dia 31 (quarta-feira), até às 6 h do dia 1º de janeiro de 2016.

Durante o período, a empresa também contará com engenheiros da Operação, Manutenção e Serviço de Rede em regime de sobreaviso até as 6h do dia seguinte às comemorações. Em caso de alguma eventualidade no sistema elétrico, as equipes estarão aptas a providenciar o pronto atendimento, seguindo a Operação Fim de Ano, para a normalização do fornecimento de energia elétrica.

Para o gerente da área de Operações da Celpa, Dagoberto Santos, esse trabalho é possível graças a um planejamento prévio da concessionária e ao bom preparo das equipes. “Vamos disponibilizar inúmeras equipes extras para atuar em todo o Estado. Serão profissionais preparados para agir em qualquer eventualidade na rede elétrica. Com isso, esperamos garantir energia firme e de qualidade para este memorável período de confraternização”, diz o gerente.

Prevenção – Com o intuito de reforçar o plano, durante os meses que antecedem as festividades de fim de ano, a Celpa realizou ações de manutenção preventiva na rede elétrica. Destacam-se poda das árvores próximas a rede elétrica, a manutenção geral dos alimentadores, e a realização de testes nos equipamentos que trabalham de forma automatizada ao longo da rede. Isso possibilita que as operações emergenciais também possam ser executadas à distância, agilizando o restabelecimento no caso de alguma interrupção no fornecimento de energia elétrica.