Moradores do bairro Casas Populares II contribuem no combate ao Aedes Aegypti durante dia D

1023

A comunidade do bairro Casas Populares II colaborou efetivamente com o mutirão de limpeza realizado pela prefeitura na localidade durante toda a sexta-feira (11), a ação marcou o dia D de combate ao Aedes Aegypti. Os moradores limparam seus quintais e colocaram entulhos para fora e as máquinas da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semurb) coletou tudo.

Ao mesmo tempo os agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e voluntários da ação passaram de casa em casa para sensibilizar os moradores quanto ao combate contínuo ao mosquito, já que o bairro Casas Populares II é o que apresenta o maior índice de infestação, na casa de 20%, quando o preconizado pelo Ministério da Saúde é de 1%.

A orientação principal foi para que os moradores evitem criadouros do Aedes Aegypti, que surge com água parada, seja ela limpa ou suja. “Nossos agentes de endemias já encontraram larvas do mosquito até mesmo em pequenas poças de água em óleo diesel, por isso é fundamental eliminar todos os focos tampando os recipientes que podem acumular água ou esvaziando eles diariamente”, informou Nubia Lima, coordenadora da vigilância ambiental da Semsa.

Durante o dia D as equipes participantes da ação também distribuíram um adesivo informativo sobre dias e horários corretos da coleta de lixo doméstico realizada no bairro. “Se cada morador acondicionar corretamente o lixo, colocando para fora de suas casas somente nos dias e horários em que o caminhão passa, contribuirá diretamente para eliminar focos do mosquito, já que dessa forma não teremos lixo espalhados pela rua que geram condições propicias para ele se reproduzir”, destacou Márcia Araújo, secretária adjunta da Semurb.

O acúmulo de entulho cria grandes condições para proliferação do mosquito e a destinação deles é de responsabilidade dos geradores, segundo a Lei Orgânica do município, porém, em função da eminência de um surto de doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti, a Prefeitura realiza mutirões de limpeza nos bairros com maiores índices de infestação do mosquito. Nesta segunda-feira (14), o mutirão  está sendo realizado no bairro Casas Populares I.

A dona de casa, Cimeire da Silva, 44 anos, foi uma das moradoras que aprovou e colaborou a ação.  “Essa limpeza é muito importante para o nosso bairro, ajuda a prevenir as doenças que o mosquito da Dengue está transmitindo. Estou fazendo a minha parte, coloquei meus entulhos pra fora de casa e todos os dias verifico os vasos de plantas, garrafas, bacias e todo o meu quintal”, comentou a dona de casa.

Além do mutirão de limpeza nos bairros, a Semurb em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) distribuiu panfletos e adesivos nos semáforos sobre a Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus e a forma correta de acondicionar o lixo.

Utilização do Fumacê

Segundo Nubia Lima, o fumacê, uma solução de inseticida e óleo mineral que ganha forma de fumaça ao ser impulsionada num jato com bomba acoplada em veículo, passa constantemente nesses bairros com alto índice de infestação do mosquito, nos horários de 4h às 8h e de 16h às 20h, monitorada pela Semsa pois apresenta riscos à saúde e ao meio ambientes.

O mosquito também desenvolve resistência ao veneno, por isso, a solução química é mudada a cada três meses conforme orientação do Ministério da Saúde. O fumacê não tem eficácia nem segurança comprovadas por isso deve ser utilizado apenas como medida paliativa, segundo Nubia Lima, que destaca a importância cada vez maior da população se responsabilizar do seu papel de combatente, evitando criadouros do Aedes aegypti.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui