Milhares de pessoas prestigiam Desfile Cívico em Parauapebas

0
648

O espaço da Praça de Eventos e parte da Rua E ficaram pequenos para acomodar o público que acompanhou o Desfile Cívico, realizado na última quinta-feira, 7. O evento foi organizado em comemoração aos 195 anos da Independência do Brasil. Segundo o Corpo de Bombeiros, mais de 15 mil pessoas prestigiaram as apresentações.

Com o tema “Parauapebas Nossa Pátria, Nossa Gente”, a edição deste ano contou com a participação de 1.500 pessoas, entre integrantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), Centro de Educação Ambiental de Parauapebas (Ceap), Maçonaria, instituições religiosas e grupos de escoteiros, dentre outros.

A abertura do desfile ficou por conta da Escola de Música Maestro Waldemar Henrique, que executou os hinos com muita maestria. Depois das instituições militares, índios Xikrins também abrilhantaram o evento realizando algumas danças típicas. Simpatia e elegância foram esbanjadas pelas porta-bandeiras da escola Chico Mendes, que encantaram o público.

Temáticas relevantes como direito das crianças, evangelização, educação ambiental, esporte, cultura e lazer foram abordadas pelas instituições participantes de forma criativa e bela. O fechamento do desfile ficou por conta da Fanfarra Municipal Faruk Salmen, que trouxe para a avenida um espetáculo de som, cor e coreografia. A equipe organizadora do evento, composta por 150 funcionários da secretaria de Educação,  marchou pela avenida em comemoração ao sucesso do evento.

A auxiliar administrativa, Josélita Coutinho, trouxe a família para apreciar as comemorações. Para ela o desfile faz alusão não só a um momento histórico, mas representa um tempo de festa. “Faz tempo que não prestigio a data cívica e hoje fui surpreendida com o que vi. Minha filha ficou encantada, principalmente com a apresentação do balé da Semel. A organização está de parabéns”, elogiou Josélita.

A jovem Natasha Araújo, 16 anos, já participa das comemorações há seis anos e garante que ainda fica emocionada. “Sempre dá um friozinho na barriga ao entrar na avenida e ver tanta gente, mas logo esse sentimento é substituído pela felicidade de estar comemorando a Independência e ainda representar a minha igreja”, conclui a participante da Igreja Adventista.

Muitas autoridades marcaram presença durante o evento, dentre elas o prefeito Darci Lermen, o vice-prefeito Sérgio Balduíno, o secretário de Educação, Raimundo Neto, o presidente da Câmara, Elias Ferreira, representantes das instituições militares e vários secretários e vereadores.

Para o prefeito Darci Lermen, o dia foi de reflexão e comemoração. “Esta é uma data para ser lembrada, festejada e respeitada por todos nós. Fico feliz pela participação das instituições e, principalmente, da população parauapebense. Olhar para avenida e ver o grande público que prestigiou o desfile cívico faz com que a prefeitura se sinta recompensada por todo o esforço”, revelou.

Destacando a importância das comemorações, o secretário de Educação, Raimundo Neto, avaliou o desfile como um sucesso. “A edição deste ano teve um caráter mais cívico, com a participação de entidades civis e militares, além de instituições que não participaram nos anos anteriores. Foi um desfile tranquilo e bonito realizado com o intuito de marcar esse momento histórico”, conclui o gestor.

Texto: Messania Cardoso e Rebeca Rosa

Fotos: Bruno Cecim e José Piedade 

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.