MENOS DE UM ANO APÓS A SUA CRIAÇÃO, A SEMSI – SECRETARIA DE SEGURANÇA INSTITUCIONAL E DEFESA DO CIDADÃO, ENCERRA 2014 COM GRANDES RESULTADOS

0
360

Secretaria Municipal de Segurança Institucional de Defesa do Cidadão, foi implantada há pouco mais de 11 meses em Parauapebas. De lá pra cá, inúmeras ações voltadas para a execução e controle de políticas e programas de segurança cidadã se fizeram presentes no dia a dia das pessoas de nossa cidade.

Assim que criada em janeiro/2014, seu primeiro desafio foi montar uma força tarefa que garantisse à comunidade mais tranquilidade durante a maior festa popular do Brasil, o carnaval, que aconteceria no mês seguinte. Unindo forças com as Policias Civil e Militar, corpo de bombeiros, órgãos de defesa dos direitos da criança e dos adolescentes, como COMDICAP e Conselho Tutelar e DMTT, Parauapebas presenciou um dos carnavais mais pacíficos de sua história. Diminuindo consideravelmente os casos de violência, furtos e homicídios durante o evento.

E não parou por aí. Sendo o DMMT um departamento de responsabilidade da SEMSI, o Secretario Hipólito Gomes em parceria com o Diretor do Departamento, Gleidson Almeida, deram uma cara nova a um setor que é fundamental na proposta de construção do conceito de Segurança Cidadã implantado pela SEMSI: o NET-Núcleo de Educação no Trânsito.

E, através de campanhas pautadas para públicos específicos, pontuadas nas necessidades do momento, data e ou local, a SEMSI deu início um processo de ressignificação ao NET, primeiro, proporcionando aos servidores (agentes educadores), um workshop de teatro, palco e voz, para que eles pudessem aprimorar suas técnicas de interpretação de teatro lúdico, a criação, roteirização e direção de novas peças teatrais, além de nova roupagem e figurinos às peças que já existiam.

Toda a equipe SEMSI, através de seus gestores e com total apoio do Governo Municipal, sempre reconheceu o poder de transformação que a educação possui, apostando no poder compreensão das crianças nesse processo de internalização das mensagens implícitas nas apresentações lúdicas dos agentes educadores, apresentações essas, que têm como foco principal, formação de cidadãos conscientes e bons motoristas no presente e futuro.

aaaa aannamed

CAMPANHAS DESENVOLVIDAS PELA SEMSI EM 2014

Transporte Legal: A equipe de agentes educadores foi pras ruas alertar as pessoas usuárias do transporte clandestino sobre os riscos que eles assumiam ao aderir a essa prática.

Calçada Livre: A campanha Calçada Livre teve como principal objetivo orientar motoristas, pedestres, ambulantes e lojistas, sobre a prática comum de obstruir as calçadas, prática que compromete diretamente o direito de acessibilidade das pessoas pelas ruas da cidade.

Maio Amarelo: Pela primeira vez, através de um iniciativa da SEMSI, o município de Parauapebas aderiu ao movimento Maio Amarelo, um movimento cujo a intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e, chamar a atenção da sociedade sobre os altos índices de mortes, feridos e sequelados permanentes no trânsito no país e no mundo. Para a ação que culminou com a programação de aniversário dos 26 anos de Parauapebas, a Semsi reuniu todo o seu staff, num estande que foi montado na FAP para a programação especial de aniversário.

Uma mini cidade foi montada com o intuito de demonstrar na prática, às crianças, noções básicas de educação e sinalização de transito. Além da estreia da Peça Os 3 Porquinhos Motoristas e a Peça Consciência. A exposição: Atenção Pela Vida, montada no estande Semsi, na FAP, e posteriormente, no estacionamento da CMP, chamou a atenção dos visitantes para o uso de bebidas e direção, com a imagem de carros e motos totalmente destruídos em acidentes.

Não Corra, Não Mate, Não Morra: A campanha desenvolvida pela SEMSI, através do NET no período do Mundial de Futebol de 2014, teve como principal objetivo, conter os excessos de torcedores em dia de jogos do Brasil. A campanha foi para as ruas, horas antes dos jogos a fim de alertar as pessoas quanto ao uso de bebida e volante, bem como o excesso de velocidade, prática comum em todas as cidades, sobretudo após os jogos do Brasil.

Não feche o Cruzamento:

Essa foi uma campanha desenvolvida a fim de conscientizar o motorista sobre a importância de não fechar o cruzamento, bem como, o quanto essa prática compromete o bom desempenho do trânsito em nossa cidade.

SNT-SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO: Com o tema: Não exceda a velocidade. Preserve a vida!, a SNT 2014 em Parauapebas também foi um sucesso. Como forma de chamar a atenção dos usuários do trânsito, a SEMSI utilizou um personagem (cadeirante) real, para dar seu depoimento e alertar as pessoas sobre o risco da combinação álcool e direção.

Os Departamentos e Coordenadorias da SEMSI que atuam para você!

DMTT: O Departamento Municipal de Trânsito e Transportes, também passou por um processo de melhorias em 2014, dos quais destacam-se:

  • Reativação e qualificação da Equipe do Net;

  • Curso de Formação de Novos agentes;

  • Sinalização de novas vias;

  • Implantação do sistema de fiscalização eletrônica;

  • Implantação do novo sistema de Transporte Público.

CCO: Centro de Controle Operacional, Também sob a supervisão da SEMSI, trata-se de um centro de monitoramento, que completou 01 ano em 2014 com grandes resultados. O sistema conta com 95 câmeras, de alta resolução, implantadas em vários pontos da cidade que através de um serviço operado por pessoas devidamente capacitadas, vem conseguindo inibir e até coibir a ações de bandidos e de vandalismo que durante muito tempo preocupou nossos munícipes.

Desde a instalação das câmeras de monitoramento vários casos entre assaltos, roubos, acidentes, e até tentativa de estupros, foram identificados.

Todas as escolas públicas, cujo as redondezas estão monitoradas pelas câmeras do CCO, tiveram uma redução visível e considerável no índice de violência.

GGI-M

Uma grande conquista da SEMSI em 2014, foi a criação do GGI-M – Um fórum executivo e deliberativo que tem como missão integrar sistematicamente os órgãos e instituições federais, estaduais e municipais, que prioriza o planejamento e execução de ações integradas de prevenção e enfrentamento da violência e criminalidade. A criação do GGIM é uma diretriz estratégica do Ministério da Justiça, com ações apoiadas pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), voltadas para construção de uma cultura de paz, através de trabalhos focados na segurança cidadã, com a participação efetiva dos agentes de segurança e da sociedade civil organizada.

Defesa Civil: A Defesa Civil de Parauapebas, é considerada uma das mais atuantes do estado. Por iniciativa própria, solicitou à Defesa Civil do Estado, e com apoio total da SEMSI, realizou o mais or simulado de grandes desastres, para treinamento de órgãos de defesa, segurança e saúde, já ocorrido no estado. O simulado em Parauapebas, envolveu quase 120 pessoas diretamente de10 órgãos diferentes e serviu para pontuar e mapear as ações de cada um deles, caso ocorra um evento real. O simulado foi considerado um sucesso.

Estar à frente dessa pasta, é um desafio diário, que todos nós abraçamos com comprometimento e responsabilidade, pois entendemos que a segurança, por fazer parte do tripé (saúde/educação/segurança) dos direitos básicos da população, requer a cada dia que passa, mais investimento, mais trabalho, muito estudo e total dedicação, para garantir aos nossos munícipes a segurança cidadã que todos merecem. E vamos continuar trabalhando com esse objetivo em 2015” finaliza o secretário Hipólito Gomes.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.