Marabá: Atendimento do SAMU atende 6.134 chamados em 2015

0
339

No ano passado o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) de Marabá atendeu a 6.134 emergências na cidade, conforme levantamento da diretoria do órgão. Desde outubro de 2005, quando começou a operar em Marabá, até o último mês, o serviço contabilizava 71.445 atendimentos, o que corresponde a aproximadamente 27,3% da população de Marabá, segundo estimativa do IBGE, de 262.085 habitantes.

Nesse período, de pouco mais de 10 anos, foram contabilizados 11.548 atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito e mais de 13,6 mil ocorrências clínicas de adultos. Entre outros 15 tipos de ocorrências atendidas, as quedas também são significativas, figurando na estatística do Samu-192 com mais 1.890 atendimentos.

O coordenador administrativo do Samu-192, Luís Antônio Grafulha Monteiro, alerta para o fato de que muitos chamados não são para situações de urgência e emergência e sim para que as ambulâncias transportem alguém para uma Unidade de Saúde. “Algumas pessoas que fazem esse tipo de solicitação têm até reclamações registradas no Ministério Público”, conta Grafulha.

Ao discar para o número 192, a pessoa é atendida a solicitação é avaliada a partir das informações fornecidas por quem pede o socorro. Por isso, é necessário responder alguns questionamentos para garantir o encaminhamento mais adequado e que permita ao médico regulador prestar as primeiras recomendações sobre o socorro, ainda pelo telefone, enquanto a pessoa aguarda a chegada da ambulância. Caso a situação não se caracterize como urgência a pessoa será orientada a procurar outro tipo de ajuda. (

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui