Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Início Notícias Manifestação de fé e arte popular: Igreja católica convida a população de...

Manifestação de fé e arte popular: Igreja católica convida a população de Parauapebas para Corpus Christi

Na próxima quinta-feira, dia 15, a Igreja Católica em todo o mundo comemora o dia de Corpus Christi, que significa “Corpo de Cristo”. Em Parauapebas, as ruas próximas a Igreja São Sebastião, na praça Mahatma Gandhi, serão enfeitadas com os tradicionais tapetes ilustrando passagens da vida de Jesus Cristo, e do pão e cálice: o Santíssimo Sacramento.
A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida, o Céu. No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ele é alimentado com o próprio Corpo de Cristo, a Eucaristia.
A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia, que é o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. A Eucaristia foi instituída pelo próprio Cristo durante a Última Ceia com os apóstolos, quando mandou que celebrássemos Sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que, sendo abençoados pelo Padre, se transformam no Seu Corpo e Sangue. Um mistério da fé. Jesus se faz alimento para nos dar forças para perseverar na caminhada.
Celebração de Corpus Christi
Na Paróquia São Sebastião, a programação tem início às 7h com a Santa Missa seguida de  procissão pelas ruas próximas à Igreja, com os tradicionais tapetes. Ao longo do dia, haverá adoração a Jesus Cristo presente no Santíssimo Sacramento.
Origem da Celebração
Por volta do ano de 1260, ao celebrar a Missa na cripta de Santa Cristina, em Bolsena, Itália, ocorreu um milagre eucarístico: da hóstia consagrada começaram a cair gotas de sangue sobre o corporal após a consagração. Dizem que isto ocorreu porque o padre teria duvidado da presença real de Cristo na Eucaristia.
O Papa Urbano IV (1262-1264), que residia em Orvieto, uma cidade próxima, ordenou ao Bispo Giacomo que levasse as relíquias de Bolsena a Orvieto. Isso foi feito em procissão. Quando o Papa encontrou a Procissão na entrada da cidade, pronunciou diante da relíquia eucarística as palavras: “Corpus Christi”.
O Santo Padre movido pelo prodígio, e pelo pedido de vários bispos, fez com que se estendesse a festa do Corpus Christi a toda a Igreja, fixando-a para a quinta-feira depois da oitava de Pentecostes.
Tapetes, arte e religiosidade
Em muitos lugares criou-se o belo costume de enfeitar as casas com oratórios e flores e as ruas com tapetes ornamentados, tudo em honra do Senhor que vem visitar o seu povo.
Utilizando diversos tipos de materiais, como serragem colorida, borra de café, farinha, areia e alguns pequenos acessórios, como tampinhas de garrafas, flores e folhas, os fiéis montam, com grande arte, um tapete pelas ruas, formando desenhos relacionados ao Santíssimo Sacramento.




Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Must Read

IFPA abre contratação para professor substituto, em Parauapebas

Foi divulgado, nesta sexta-feira (24), o edital para o processo seletivo simplificado para a contratação de quatro professores substitutos para atuar no campus Parauapebas...

Campanha de vacinação contra Gripe Influenza será reforçada neste fim de semana em Parauapebas

Sempre contribuindo com a saúde e o bem-estar da população, a Prefeitura de Parauapebas reforça a campanha de vacinação contra a gripe Influenza, destinada...

Lojas Americanas “exibe” pornô em televisão exposta em vitrine

Um caso muito peculiar chamou atenção nesta quinta-feira (23) quando uma unidade da Lojas Americanas exibiu cenas pornográficas em uma de suas televisões na...

Prefeitura de Curionópolis anuncia novo canal de comunicação

A Prefeitura Municipal de Curionópolis anunciou oficialmente nesta quinta-feira (23), um canal de comunicação aberto para incentivar a participação da comunidade. Por meio desse...

Prefeitura de Parauapebas abre inscrições para a Escola Municipal de Educação Infantil Aurino Gonçalves

A Prefeitura de Parauapebas informa que estarão abertas, entre os dias 27 e 31 de maio, às matrículas e inscrições para a Escola Municipal...

Comentários