Nesta última terça-feira (2), mais de 16 mil estudantes da rede municipal de ensino tiveram a oportunidade de testar seus conhecimentos com os números, por meio das avaliações realizadas durante a 11ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) 2015.

 

Das 36 escolas participantes, uma das que tiveram número expressivo de inscritos foi a João Prudêncio de Brito, com 465 alunos, 221 no Nível 1 (estudantes dos 6º e 7º anos) e 244 no Nível 2 (estudantes dos 8º e 9º anos). Tauane Sacramento Pereira, 15 anos, é aluna do 9º ano da João Prudêncio. Ela fez a prova ano passado, porém não conseguiu aprovação para a segunda fase.

 

“Faltou pouco, me esforcei, mas infelizmente não consegui”, disse a aluna, já este ano, ela está com ótimas expectativas. “Estou confiante, pois a escola tem nos preparado com o Projeto PM +, que pode ajudar tanto na Obmep, quanto na Prova Brasil”, afirma a estudante.

 

Segundo Nonato Rodrigues, professor de matemática de Tauane, a escola tem buscado aprimorar o ensino da disciplina. “Com o Projeto PM +, nós buscamos ensinar matemática de forma mais dinâmica, construir conhecimento e melhorar a capacidade dos alunos de interpretação e resolução de questões, assim preparamos os alunos tanto para a Obmep quanto para outras situações relacionadas à disciplina”, diz. Nonato informa que, para desenvolvimento do Projeto, foi montado até laboratório de Matemática.

 

“Temos um espaço criado especificamente para o ensino da matemática, professores capacitados e motivados, e alunos interessados. Acreditamos que com essa combinação fizemos um ótimo trabalho. Agora, esperamos classificar o maior número possível de alunos para a segunda fase e, posteriormente, atingir o nosso objetivo maior, que é adquirir bolsas de iniciação científica”, garante o diretor da escola, Antônio Márcio Reis.

 

As provas da Obmep foram aplicadas ecorrigidas pelos professores de cada estabelecimento de ensino. Os alunos classificados farão a prova da 2ª fase no dia 12 de setembro e os resultados serão divulgados no site da Olimpíada no dia 27 de novembro.

 

SOBRE A OBMEP

 

É uma iniciativa do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) voltada aos ensinos médio e fundamental, promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), que visa estimular o estudo da matemática entre alunos e professores e revelar talentos.

 

Nesta edição, a Obmep premiará 6.500 alunos com medalhas, entre elas 500 de ouro, 1.500 de prata e 4.500 de bronze, além de 46.200 com menções honrosas.  Os medalhistas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) que será realizado ao longo de 2016.

 

Além de premiar os estudantes com melhor desempenho na prova da 2ª fase, a Obmep também homenageia professores, escolas e secretarias de educação de municípios que se destacam em virtude do desempenho dos seus alunos.

 

Texto e Fotos: Messania Cardoso

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here