Mais de 16 mil alunos de Parauapebas participam da Olimpíada de Matemática

0
283

Nesta última terça-feira (2), mais de 16 mil estudantes da rede municipal de ensino tiveram a oportunidade de testar seus conhecimentos com os números, por meio das avaliações realizadas durante a 11ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) 2015.

 

Das 36 escolas participantes, uma das que tiveram número expressivo de inscritos foi a João Prudêncio de Brito, com 465 alunos, 221 no Nível 1 (estudantes dos 6º e 7º anos) e 244 no Nível 2 (estudantes dos 8º e 9º anos). Tauane Sacramento Pereira, 15 anos, é aluna do 9º ano da João Prudêncio. Ela fez a prova ano passado, porém não conseguiu aprovação para a segunda fase.

 

“Faltou pouco, me esforcei, mas infelizmente não consegui”, disse a aluna, já este ano, ela está com ótimas expectativas. “Estou confiante, pois a escola tem nos preparado com o Projeto PM +, que pode ajudar tanto na Obmep, quanto na Prova Brasil”, afirma a estudante.

 

Segundo Nonato Rodrigues, professor de matemática de Tauane, a escola tem buscado aprimorar o ensino da disciplina. “Com o Projeto PM +, nós buscamos ensinar matemática de forma mais dinâmica, construir conhecimento e melhorar a capacidade dos alunos de interpretação e resolução de questões, assim preparamos os alunos tanto para a Obmep quanto para outras situações relacionadas à disciplina”, diz. Nonato informa que, para desenvolvimento do Projeto, foi montado até laboratório de Matemática.

 

“Temos um espaço criado especificamente para o ensino da matemática, professores capacitados e motivados, e alunos interessados. Acreditamos que com essa combinação fizemos um ótimo trabalho. Agora, esperamos classificar o maior número possível de alunos para a segunda fase e, posteriormente, atingir o nosso objetivo maior, que é adquirir bolsas de iniciação científica”, garante o diretor da escola, Antônio Márcio Reis.

 

As provas da Obmep foram aplicadas ecorrigidas pelos professores de cada estabelecimento de ensino. Os alunos classificados farão a prova da 2ª fase no dia 12 de setembro e os resultados serão divulgados no site da Olimpíada no dia 27 de novembro.

 

SOBRE A OBMEP

 

É uma iniciativa do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) voltada aos ensinos médio e fundamental, promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), que visa estimular o estudo da matemática entre alunos e professores e revelar talentos.

 

Nesta edição, a Obmep premiará 6.500 alunos com medalhas, entre elas 500 de ouro, 1.500 de prata e 4.500 de bronze, além de 46.200 com menções honrosas.  Os medalhistas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) que será realizado ao longo de 2016.

 

Além de premiar os estudantes com melhor desempenho na prova da 2ª fase, a Obmep também homenageia professores, escolas e secretarias de educação de municípios que se destacam em virtude do desempenho dos seus alunos.

 

Texto e Fotos: Messania Cardoso

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.