Jovem de 17 anos lança livro de poesia sobre Parauapebas

Texto: José Vieira

0
298
Sabrina Medeiro, jovem de 17 anos, estará lançando o seu 2ª livro de poesia, no dia 06 de fevereiro próximo. Ela é a líder do Grupo/ Movimento “Equipe Letra Boa, entidade informal, alternativa que se dedica a promover a Cultura e a Educação em Parauapebas, já por 6 anos. Em 2016, Sabrina e Jéssica Gomes, cursando o 2ª ano do Ensino Médio, produziram, numa edição bastante artesanal, fotocopiada, o livro “Manhã de Domingo”, também de poemas, o qual recebeu duas publicações, com diferentes capas.
Sabrina é oriunda de Paragominas e vive, em Parauapebas, desde 2009. Reside com a mãe Sra. Cláudia Oliveira (acadêmica de Engenharia Florestal na UFRA), suas irmãs Julie, Bianca, Amanda, Vanessa e o cunhado Douglas, na rua São Luís, 231, Primavera.
A jovem poetisa é uma contumaz ledora de obras literárias brasileiras e estrangeiras(traduzidas), mas enfatiza seus estudos em cima dos trabalhos poéticos, tanto os românticos, quanto os voltados para a realidade cotidiana.
A obra “Parauapebas do Minério e dos Ipês” veio sendo coligida desde 2013 pelos primeiros integrantes (hoje, dispersos por outras cidades, à exceção de um ou dois) da Equipe.
A nova formação do Grupo trabalhou conscienciosamente na pesquisa, no levantamento de dados e contribuíram com sugestões, críticas, correções que muito ajudaram na compilação de um texto mais informativo, mais interessante.
Sabrina participou ativamente da elaboração ou do redimensionamento do livro, adicionando-lhe novos poemas e, finalmente, organizando a obra de modo a dar-lhe uma feição em que se mesclam a beleza, a suavidade, a fraternidade com uma aguda análise do contexto social e econômico do Município.
O livro contém 72 páginas, 51 poemas, Apresentação assinada por José Francisco Brito (Chico Brito). A “Noite de Autógrafos” dar-se-á em 6 de fevereiro do corrente ano, no Auditório do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia, próximo à Portaria da Floresta Nacional de Carajás (da Vale).
Trata-se de uma iniciativa da própria Sabrina Medeiros, com o apoio da Equipe Letra Boa, parentes e amigos. Essa obra literária tem, como tema principal, a cidade de Parauapebas, sua história, seu desenvolvimento socioeconômico e cultural. Ali, estão comentados a profunda ligação da sociedade parauapebense com o trabalho desenvolvido nas minas de Carajás, a importantíssima ação da Vale e das empresas que têm contribuído para com o progresso da Região. Muito romantismo, o envolvimento com as coisas que dizem um profundo respeito pelas pessoas, a Ecologia, a sustentabilidade estão enfatizados neste livro produzido pela Equipe Letra Boa, sob a coordenação da poetisa Sabrina.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here