Ipê torna-se árvore símbolo de Parauapebas

0
466

Parauapebas tem se tornado conhecida em todo Estado do Pará pela floração dos ipês, que ocorre anualmente no mês de agosto. Ao longo da Rodovia PA 275 e em vários locais do município, há vários pés de ipês que proporcionam belas paisagens e encantam a comunidade e visitantes, que aproveitam para passear e fotografar as árvores floridas.

Com o intuito de valorizar, divulgar e preservar os ipês do município, foi aprovado na sessão ordinária da última terça-feira (2) o Projeto de Lei nº 04/2017, que estabelece o “Dia do Ipê”. No referido projeto, o Tabebuia Sp, nome científico do ipê, fica instituído como árvore símbolo de Parauapebas e terá como data comemorativa o dia 5 de junho.

A proposição adveio de ideia da juíza de Direito Eline Salgado Vieira, que sugeriu a criação e apresentação deste projeto. 

Em 1961 o então presidente da República, Jânio Quadros, decretou o pau-brasil como árvore símbolo e a flor do ipê como símbolo do Brasil. “Dada a ocorrência nativa da floresta amazônica e da mata atlântica, e a beleza que suas fartas floradas oferecem aos parauapebenses e visitantes, eleger o ipê como árvore símbolo da cidade representa mais que reverenciar as maravilhosas cores de suas flores: significa também um aceno generoso para nossas riquezas naturais e pela preservação do meio ambiente”, fala destacada na sessão ordinária.

O Art. 3° da lei em apreço prevê que o Poder Executivo realize campanhas de divulgação e promoção da árvore símbolo de Parauapebas, como intuito, também, de promover o turismo na cidade.

Após apresentação e debate da proposição, o projeto de lei foi aprovado e será encaminhado ao Poder Executivo para sanção do prefeito municipal.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here