Incêndio persiste há mais de 10 dias no Parque Nacional dos Campos Ferruginosos

1159

Nesta sexta-feira (8), chega ao 12º dia de combate ao incêndio no Parque Nacional dos Campos Ferruginosos, . O fogo atinge duas áreas. A primeira delas, atingida pelas chamas no último dia 26, já foi controlada. No entanto, um segundo foco, situado em área mais interna da floresta, permace em chamas, de acordo com o Instituto Chico Mendes (ICMBio). Fumaça provocada pela queimada já é percebida na área urbana de Parauapebas.

O Parque Nacional dos Campos Ferruginosos foi criado em junho de 2017, e fica localizado entre os municípios de Canaã dos Carajás e Parauapebas. O parque tem o maior número de cavernas do Brasil e possui um ecossistema considerado raro na Amazônia e está ameaçado por causa das chamas.

Até quarta-feira (6), a área atingida por incêndio era de 1478 hectares, ou 1478 campos de futebol. A equipe de monitoramento e sensoriamento remoto está atualizando os dados de área atingida.

Cerca de 70 pessoas entre bombeiros militares e civis, guardas florestais e brigadistas do ICMBio continuam o trabalho de combate ao incêndio.

As causas do incêndio ainda estão sendo apuradas. Ainda nesse fim de semana está previsto a chegada de mais brigadistas do ICMBio vindos do Rio de Janeiro para ajudar no combate ao incêndio.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui