Os municípios de Moju e Marabá, localizados no nordeste e sudeste do estado, respectivamente, assinaram um novo pacto contra o desmatamento nesta segunda (30), e terça-feira (31). Com a participação do Programa Municípios Verdes (PMV), por meio de suas bases locais, as secretarias de Meio Ambiente dos municípios paraenses seguem discutindo e trabalhando em novas metas para diminuir os índices de desflorestamento no Pará.

As prefeituras de Dom Eliseu, Rurópolis, Rondon do Pará, Brasil Novo, Ulianópolis e Abaetetuba já assinaram seu repacto e seguem com as ações nos municípios. Durante o encontro em Moju, a secretária municipal de Meio Ambiente, Mara Pereira, ressaltou a importância de que esse processo seja participativo “para que as entidades possam se aproximar e dar melhor continuidade ao pacto”.

Para o secretário extraordinário do PMV, Justiniano Netto, o avanço da renovação dos pactos contra o desmatamento é visto com satisfação. “Cada vez mais, a agenda de sustentabilidade tem sido apropriada pelas sociedades locais. Essa é a proposta do Programa desde o início, que as secretarias de Meio Ambiente e os atores locais se fortaleçam e mantenham suas frentes de trabalho”, afirmou.

O pacto contra o desmatamento é uma das metas estabelecidas pelo PMV para que o município possa receber o certificado de “Município Verde”, título esse que é uma das metas de Marabá, segundo o prefeito Luiz Carlos Pies. “Faremos o possível para atingir as metas estabelecidas e entrar para esse grupo”, pontuou.

Com o pacto assinado e o grupo de combate ao desmatamento formado, a próxima etapa é a criação do Plano de Prevenção e Combate ao Desmatamento (PPCAD).

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here