Marabá e Moju assinam novo pacto contra o desmatamento

0
409

Os municípios de Moju e Marabá, localizados no nordeste e sudeste do estado, respectivamente, assinaram um novo pacto contra o desmatamento nesta segunda (30), e terça-feira (31). Com a participação do Programa Municípios Verdes (PMV), por meio de suas bases locais, as secretarias de Meio Ambiente dos municípios paraenses seguem discutindo e trabalhando em novas metas para diminuir os índices de desflorestamento no Pará.

As prefeituras de Dom Eliseu, Rurópolis, Rondon do Pará, Brasil Novo, Ulianópolis e Abaetetuba já assinaram seu repacto e seguem com as ações nos municípios. Durante o encontro em Moju, a secretária municipal de Meio Ambiente, Mara Pereira, ressaltou a importância de que esse processo seja participativo “para que as entidades possam se aproximar e dar melhor continuidade ao pacto”.

Para o secretário extraordinário do PMV, Justiniano Netto, o avanço da renovação dos pactos contra o desmatamento é visto com satisfação. “Cada vez mais, a agenda de sustentabilidade tem sido apropriada pelas sociedades locais. Essa é a proposta do Programa desde o início, que as secretarias de Meio Ambiente e os atores locais se fortaleçam e mantenham suas frentes de trabalho”, afirmou.

O pacto contra o desmatamento é uma das metas estabelecidas pelo PMV para que o município possa receber o certificado de “Município Verde”, título esse que é uma das metas de Marabá, segundo o prefeito Luiz Carlos Pies. “Faremos o possível para atingir as metas estabelecidas e entrar para esse grupo”, pontuou.

Com o pacto assinado e o grupo de combate ao desmatamento formado, a próxima etapa é a criação do Plano de Prevenção e Combate ao Desmatamento (PPCAD).

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.