Os Hospitais 5 de Outubro (HCO), em Canaã dos Carajás, e Yutaka Takeda (HYT), em Parauapebas, ambos localizados no Pará, receberam a visita de Dom Antônio Carlos Altieri, Arcebispo Emérito de Passo Fundo (RS) e coordenador da Pastoral da Pró-Saúde. As agendas tiveram como objetivo reunião com o corpo gerencial, a celebração de missas e visita aos pacientes. As visitas foram realizadas entre os dias 12 e 14/11.

As unidades hospitalares são gerenciadas pela Pró-Saúde e, durante a ocasião, também foi institucionalizada a presença da Pastoral da Saúde no 5 de Outubro e Yutaka Takeda. No ambiente hospitalar, o atendimento à saúde envolve diversos aspectos, entre físicos, psicológicos e emocionais do paciente. Para muitas pessoas, a fé representa um fator importantíssimo de motivação.

A visita de Dom Carlos Altieri também proporcionou o encontro entre voluntários religiosos. No Yutaka Takeda, a reunião foi realizada com o padre Alisson e a Irmã Erenice. Já no Cinco de Outubro, o encontrou aconteceu com o Padre Matheus, entre outros religiosos da região.

Dom Altieri relatou que durante as visitas conseguiu sentir o funcionamento harmônico dos dois hospitais, que proporciona uma base positiva e favorável para a sistematização da pastoral. “Agora podemos dar um passo concreto na implantação da pastoral, de uma forma sistemática, mais ampla e com mais importância a essa dimensão espiritual, nas diversas manifestações de fé do povo de Deus em um momento de fragilidade”, declarou. O arcebispo também demonstrou sua satisfação em oficializar um colaborador de cada unidade como representantes do bom funcionamento da pastoral. “Assim damos mais um passo, no HYT com o Romerson, e HCO com a Bruna”, frisou.

A Pastoral da Saúde é um organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), vinculada à Comissão Episcopal para o Serviço de Caridade, da Justiça e da Paz e atua em três dimensões: Solidária, sendo a vivência e presença samaritana junto aos doentes nas instituições de saúde; Comunitária, que visa a promoção e educação para a saúde; e Dimensão político-institucional que atua junto aos órgão e instituições.

Para o diretor Hospitalar dos dois hospitais Marcos Silveira, a visita do Dom Altieri é um marco no direcionamento das ações voltadas a Pastoral de Saúde nas unidades. “Conseguimos reunir colaboradores engajados em ações que visam uma sociedade mais justa, proporcionando dignidade as populações mais carentes e valorizando a vida”, ressaltou.

Sobre o Hospital Yutaka Takeda

O Hospital Yutaka Takeda foi construído pela Vale em 1986 e é gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar desde 1997. Possui ambulatório para consultas eletivas com 20 especialidades médicas, Pronto-Socorro 24h, acomodações de internação com 16 leitos de enfermarias, 17 leitos de apartamentos individuais, um leito de isolamento, um leito de assistência semi-intensiva e dois leitos de assistência semi-intensiva neonatal, com um total de 37 leitos. Além disso, possui centro cirúrgico com três salas cirúrgicas, uma sala de pré-parto e três leitos de recuperação pós-anestésica, Serviço de Auxílio Diagnóstico e Terapia e Serviço de Medicina do Trabalho.

A unidade possui importantes certificações, a de Hospital Acreditado Pleno – Nível 2, reconhecimento concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que avalia a qualidade, segurança e gestão integrada. E foi o primeiro Hospital no Brasil certificado pelo Programa de Qualidade (PNQ) do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), que reconhece a qualidade da assistência da instituição.

Sobre o Hospital 5 de Outubro

O Hospital 5 de Outubro foi fundado pela empresa Vale e projetado para apoiar as operações da Mina Sossego e a implantação do projeto S11D.

A unidade hospitalar possui estrutura de pequeno porte, com capacidade para atender casos de até média complexidade e congrega ambulatório para consultas eletivas, Pronto Atendimento 24 horas, instalações de internação com enfermarias e apartamentos individuais e suporte diagnóstico em: laboratório de patologia clínica, Ultrassonografia, Mamografia, Radiologia, Eletrocardiograma, entre outros, e atendimento clínico nas especialidades de Clínica Médica, Cardiologia, Dermatologia, Especialista em Aparelho Digestivo, Pediatria, Cirurgia Geral,  Cirurgia Vascular, Fonoaudiologia, Ginecologia/ Obstetrícia, Ortopedia, Terapia ocupacional, Psiquiatria, Psicologia, Nutrição e Urologia.

O Hospital 5 de Outubro possui 23 leitos, sendo sete apartamentos individuais e 16 leitos de enfermaria coletiva. A unidade possui, também, um centro cirúrgico com duas salas de cirurgias e quatro leitos de recuperação pós-anestésicos.

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade.

Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente, realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 22 cidades de 12 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.

A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.