O Governador Helder barbalho decretou bloqueio total, o chamado lockdown, em 10 municípios paraenses. A decisão começa a valer na quinta-feira (7), e durará, a princípio, uma semana, segundo informações da Veja. Todos os municípios da Região Metropolitana de Belém, além de Vigia de Nazaré, Santo Antônio do Tauá e Breves, este na Ilha do Marajó, estão enquadrados no decreto.

A Veja informou, ainda, que a princípio as medidas terão caráter “educativo”, sem punições àqueles que desrespeitarem o decreto, o que mudará a partir do domingo (10). A medida tem a finalidade de evitar a circulação de pessoas e, com isso, conter o avanço do novo coronavírus nos municípios paraenses. 

Em entrevista a Veja, o governador Helder Barbalho informou que o funcionamento ficará restrito a atividades essenciais, como supermercados, estabelecimentos de comércio de alimentos, farmácias, bancos, lotéricas, feiras de rua (que funcionam como supermercados dos mais humildes), onde poderá entrar apenas uma pessoa por família.