Nesta quarta-feira (4) o principal veículo de comunicação do Governo do Estado do Pará, a Agência Pará publicou a matéria que destacou “Defesa Civil do Estado presta apoio a municípios em situação de emergência”, dentre eles relatou a situação de Parauapebas.

No primeiro parágrafo, o texto trouxe a informação, que a Defesa Civil do Estado foi acionada para atuar de modo emergencial em quatro municípios afetados pelas fortes chuvas dos últimos dias. Cachoeira do Arari, Paragominas, Parauapebas e São Geraldo do Araguaia declararam oficialmente situação de emergência. E de acordo com o órgão, vinculado ao Corpo de Bombeiros do Pará, está sendo feito o levantamento do número de famílias desabrigadas.

Outra informação que chamou bastante atenção foi o fato em que o Governador Helder Barbalho disse que o Coronel Hayman (comandante do CBMPA), junto com a equipe da Defesa Civil estará em Parauapebas e irá  disponibilizar cestas de alimentos para as famílias atingidas, apoio para as prefeituras na reconstrução das áreas atingidas.

Mas, de acordo com informações a Prefeitura de Parauapebas não decretou e nem declarou estado de emergência no município.  

A equipe do Portal Notícias de Parauapebas entrou em contato com a assessoria de comunicação de Parauapebas e questionou se o Prefeito Darci Lermen declarou estado de emergência, porém até o fechamento da matéria não obtivemos retorno.