Futebol: Independente e Parauapebas decidem 1º turno de olho em vagas nas competições nacionais

680
A final do próximo domingo coloca o vencedor na Copa do Brasil e Copa Verde 2016, além de credenciá-lo a disputar a vaga para a Série D do Campeonato Brasileiro 2015.

Com um novo formato de disputa, o Campeonato Paraense chega a final de seu 1º turno. A decisão da Taça Cidade de Belém será disputada por dois times do interior do estado: Independente, primeiro campeão do interior, e Parauapebas, debutante na elite que, com méritos, chegaram a finalíssima. Ambos os clubes saíram classificados do Grupo A1, onde está o atual campeão, o Clube do Remo. Inclusive, o Leão saiu derrotado, tanto para o Trem de Ferro na estreia, por 2 a 1, quanto para o Galo Elétrico, por 1 a 0.

Além de disputar o título do turno, as equipes do interior estão de olho em competições nacionais. Quem ficar com a conquista, automaticamente garante vaga na Copa do Brasil e Copa Verde de 2016, e terá possibilidade de competir o Campeonato Brasileiro da Série D deste ano. Caso o Paysandu vença o 2º turno, quem ficar com o título do 1º turno, também garante vaga no Brasileirão. Sem contar que o campeão do turno disputará a final do Campeonato Paraense, denominada de Taça Açaí.

O Independente se garantiu na final, após conquistar uma vitória de virada, por 2 a 1, diante do Tapajós, no domingo (1º), no Estádio Jader Barbalho, o Barbalhão. Por ter melhor campanha que o adversário, o Galo Elétrico joga a decisão em casa, no Estádio Navegantão. O time de Tucuruí vem de um bom retrospecto atuando em seus domínios. A última derrota dentro de casa aconteceu no dia 29 de março do ano passado, quando perdeu para o Santa Cruz de Cuiarana, por 3 a 2, em jogo válido pela 5ª rodada do segundo turno do Parazão 2014.

Após esta derrota, o Galo Elétrico disputou mais quatro partidas oficiais dentro de seu estádio e venceu todas. Duas vitórias sobre o Remo (3 a 0 / 1 a 0), uma contra o Brasília-DF (2 a 0) e outra diante do São Francisco (3 a 1). Vale ressaltar que o Independente foi o primeiro clube do interior a conquistar o titulo do Parazão, feito ocorrido em 2011, quando superou o Paysandu na decisão por pênaltis, dentro do Mangueirão.

Antes da decisão contra o Parauapebas, o Independente tem compromisso importante pela Copa do Brasil, diante do Icasa-CE, nesta quarta-feira (4), às 19h30, no Navegantão. A partida é válida pela primeira fase da competição. Este será o primeiro confronto das equipes, sendo que o jogo da volta será no dia 19 de março, no Estádio Romeirão, em Juazeiro do Norte, no Ceará.

Apesar de ser apontado como favorito, por jogar a decisão em casa, o Independente terá que passar por um adversário bastante indigesto quando atua longe de seus domínios. O Parauapebas vem se destacando no Parazão, justamente por atropelar os adversários fora de casa. Primeiro foi o Clube do Remo, logo de saída, por 2 a 1, em um Mangueirão lotado com mais de 20 mil torcedores. Além de calar o Fenômeno Azul, o PFC foi a Castanhal pela terceira rodada do turno, e não tomou conhecimento dos donos da casa e goleou, por 3 a 0. Portanto, o fato de atuar fora de casa não vem sendo problema para o Parauapebas. O Trem de Ferro conquistou vaga para a final após vencer o Cametá, por 1 a 0, no sábado (28), no Estádio José Raimundo Roseno Araújo, o Rosenão.

Parauapebas e Independente já se enfrentaram nesta competição. O PFC levou a melhor vencendo, por 1 a 0, dentro de casa, jogo válido pela 5ª e última rodada da fase de classificação do 1º turno. A decisão entre as duas equipes está marcada para o próximo domingo (8), às 16h, no Estádio Municipal Antônio Dias, o Navegantão. O estádio tem capacidade para 8.200 espectadores. Uma caravana com torcedores do PFC estará saindo da cidade rumo a Tucuruí.

Por Fábio Relvas

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here