Focos de incêndios triplicam na região de Carajás

0
312

Triplicaram nos últimos dias os focos de queimadas na região de Carajás. Parte dos incêndios tem causados prejuízos em fazendas e também aos meios de comunicação.

Este fim de semana as chamas atingiram a rede de transmissão de fibra óptica, deixando parte da cidade de Parauapebas sem internet. Em Canaã dos Carajás um incêndio consumiu boa parte das pastagens de uma fazenda, causando um prejuízo de R$ 50 mil ao proprietário.

A suspeita do fazendeiro é que o incêndio tenha sido criminoso. Devido a vegetação estar seca, por conta da estiagem, as chamas se alastraram rapidamente e consumiram cerca de 20 alqueires de pastagem. Algumas cabeças de gados acabaram morrendo queimadas.

Na tarde de domingo (30), vários focos de incêndios também eram vistos ao longo da Rodovia PA-275, entre Parauapebas e Curionópolis. Em uma fazenda, as labaredas consumiam tudo, incluindo a área de reserva ambiental da propriedade.

Nuvens de fumaça cobriam a estrada e atrapalhavam a visão de motoristas, que eram obrigados a reduzir a velocidade, para evitar acidentes. Além dos danos ao meio ambiente, a fumaça provocada pelas queimadas também aumenta os casos de doenças respiratórias.

Em Parauapebas, as unidades de saúde estão recebendo o dobro de pacientes que apresentam problemas nas vias respiratórias em decorrência das queimadas. A cidade é uma das que mais registam focos de queimada na região, boa parte na área urbana.

Reportagem: Tina Santos/ Correio de Carajás

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui