Festa do Cajá é destaque do Conexão Rural deste domingo na Rede TV

0
292

O Conexão Rural, a voz do campo na TV, traz como destaque neste domingo (29) a VII Festa do Cajá, também chamado de Taperebá, realizada sábado (21) na comunidade Curral Preto, próximo à Serra Pelada, na região do Rio Sereno, no município de Curionópolis (PA).

O programa é veiculado todo domingo às 9h30 na Rede TV de Parauapebas (PA), canal 4 analógico e canal 33 digital HD, com horário alternativo no sábado seguinte às 9h. A partir de 6 de maio o Conexão Rural será veiculado também na Rede TV de Marabá (PA) – canal 38 – todo domingo às 11h, com reprise no sábado seguinte às 8h.

Cajá

A poupa do cajá tem rendimento médio de até 60 por cento de sua extração e a colheita da fruta, nativa ou plantada, movimenta a economia do município e proporciona a integração entre o meio rural e a cidade, além de estimular a interação e a participação social e econômica das famílias de agricultores da região.

A festa é organizada pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (EMATER) e pela Associação dos Pequenos e Médios Produtores Rurais do Leandro (ASPRUL), em parceria com a Proagri e Associação dos Horticultores de Curionópolis, com o apoio de outras entidades e da prefeitura do município.

A Festa do Cajá é a chamada culminância de mais uma colheita bem sucedida, que terminou mais cedo este ano, no final de março. Às vezes, vai até o final de abril.

Só na região de Curionópolis, a Cooper, a cooperativa dos Produtores Rurais da Região de Carajás comprou nesta safra 202 toneladas de cajá, 45 toneladas de cupuaçu e 42 toneladas de acerola.

O apresentador Lima Rodrigues entrevista autoridades, o pessoal da organização, da COOPER e moradores da vila Curral Preto sobre a importância da Festa do Cajá.

O Conexão Rural traz ainda uma reportagem sobre o leilão comercial realizado dia 23 de abril, segunda-feira, em Itupiranga (PA), com o apoio da DISBRAVA CHEVROLET.

Em entrevista ao programa, o jovem presidente do Sindicato Rural de Itupiranga, Kaio Rodrigues, afirma que os leilões promovidos na cidade movimentam a economia da região. Kaio nasceu em Guaçuí (ES), mas mora no Pará desde 2009 e tem fazenda na Vila Mangueira.

Como já é tradição, o programa apresenta a autêntica moda de viola.

O Conexão Rural tem produção e apresentação do jornalista Lima Rodrigues; edição de João Pezão Filho; imagens de Aurélio Rocha e Ereomar. Assistente de produção: Ana Cláudia Aragão.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.