O Conexão Rural, a voz do campo na TV, traz como destaque neste domingo (29) a VII Festa do Cajá, também chamado de Taperebá, realizada sábado (21) na comunidade Curral Preto, próximo à Serra Pelada, na região do Rio Sereno, no município de Curionópolis (PA).

O programa é veiculado todo domingo às 9h30 na Rede TV de Parauapebas (PA), canal 4 analógico e canal 33 digital HD, com horário alternativo no sábado seguinte às 9h. A partir de 6 de maio o Conexão Rural será veiculado também na Rede TV de Marabá (PA) – canal 38 – todo domingo às 11h, com reprise no sábado seguinte às 8h.

Cajá

A poupa do cajá tem rendimento médio de até 60 por cento de sua extração e a colheita da fruta, nativa ou plantada, movimenta a economia do município e proporciona a integração entre o meio rural e a cidade, além de estimular a interação e a participação social e econômica das famílias de agricultores da região.

A festa é organizada pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (EMATER) e pela Associação dos Pequenos e Médios Produtores Rurais do Leandro (ASPRUL), em parceria com a Proagri e Associação dos Horticultores de Curionópolis, com o apoio de outras entidades e da prefeitura do município.

A Festa do Cajá é a chamada culminância de mais uma colheita bem sucedida, que terminou mais cedo este ano, no final de março. Às vezes, vai até o final de abril.

Só na região de Curionópolis, a Cooper, a cooperativa dos Produtores Rurais da Região de Carajás comprou nesta safra 202 toneladas de cajá, 45 toneladas de cupuaçu e 42 toneladas de acerola.

O apresentador Lima Rodrigues entrevista autoridades, o pessoal da organização, da COOPER e moradores da vila Curral Preto sobre a importância da Festa do Cajá.

O Conexão Rural traz ainda uma reportagem sobre o leilão comercial realizado dia 23 de abril, segunda-feira, em Itupiranga (PA), com o apoio da DISBRAVA CHEVROLET.

Em entrevista ao programa, o jovem presidente do Sindicato Rural de Itupiranga, Kaio Rodrigues, afirma que os leilões promovidos na cidade movimentam a economia da região. Kaio nasceu em Guaçuí (ES), mas mora no Pará desde 2009 e tem fazenda na Vila Mangueira.

Como já é tradição, o programa apresenta a autêntica moda de viola.

O Conexão Rural tem produção e apresentação do jornalista Lima Rodrigues; edição de João Pezão Filho; imagens de Aurélio Rocha e Ereomar. Assistente de produção: Ana Cláudia Aragão.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here