Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Início Notícias Destaques Eventos religiosos serão inclusos no calendário oficial de Parauapebas

Eventos religiosos serão inclusos no calendário oficial de Parauapebas

O Círio de Nazaré, a Corrida de São Sebastião e a Marcha para Jesus passam a integrar o calendário oficial de eventos do município. A proposta foi feita pelo vereador Charles Borges (SD) no Projeto de Lei nº 08/2015 e aprovada em última discussão na sessão ordinária de terça-feira, 3 de novembro.

A proposição foi apresentada ao plenário pela primeira vez em maio deste ano. No texto do projeto, é destacado que as datas comemorativas serão um marco para a sociedade de maneira geral, uma vez que passam a se tornar realidade no âmbito municipal, independentes de convicções políticas, partidárias e religiosas.

O projeto de lei estabelece ainda a divulgação por meio de sites oficiais e cartazes a serem distribuídos nas escolas públicas. O parágrafo único do artigo 4º define que o Poder Executivo disponibilizará, quando necessário, local adequado para a realização do evento.

Ao ter vistas ao projeto de lei apresentado, propõe a Emenda Aditiva nº 01/2015 ao Projeto de Lei 08/2015, acrescentando os incisos IV, V, VI e VII ao primeiro artigo.

Assim, ficam estabelecidos, também, o Dia da Bíblia, celebrado no segundo domingo do mês de dezembro de cada ano; e a realização do evento Despertai, no dia 11 de abril, e Celebrai, na segunda semana do mês de outubro.




De acordo com os vereadores, a nova redação dada ao projeto visa contemplar a população cristã protestante, que representa uma parcela significativa dos habitantes do município. Para ele, a inclusão destas programações no calendário oficial de eventos do município é uma altíssima consideração às pessoas evangélicas de Parauapebas.

A Emenda Aditiva nº 02/2015 acresce, ainda, o inciso VII. A redação define Campo das Assembleias de Deus de Parauapebas (Cadepa), com o tema “Mulheres de Deus que fazem a diferença”, a ser comemorado no dia 10 de novembro.

Os parlamentares reconhecem que a proposta foi louvável, visto que eventos de cunho religioso e cultural fazem parte da memória cultural e religiosa, incluídos e praticados por força e insistência de suas comunidades. “O projeto é notadamente voltado à comunidade católica de Parauapebas, e a presente medida visa contemplar com a inclusão do Cadepa no aludido calendário, importante parte da nossa comunidade formada por evangélicos”, finalizou.

Texto: Josiane Quintino
Fotos: Anderson Souza




Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Must Read

Polícia Federal indicia Lula e filho por lavagem de dinheiro e tráfico de influência

A Polícia Federal indiciou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o filho dele, Luís Cláudio, por suposto crimes de lavagem de...

Prefeito de Tracuateua é afastado do cargo

Prefeito de Tracuateua, Tamariz Cavalcante, é afastado do cargo e seu vice Zezinho Costa assume o Executivo. Juntamente com o prefeito também foram afastadas...

Por ‘ciúmes’ do marido, mãe mata a filha recém-nascida degolada

Uma mulher de 21 anos, da cidade de Rivne, na Ucrânia, está sendo acusada de degolar a própria filha recém-nascida após ter uma crise...

Câmara de vereadores de Parauapebas cria CPI para investigar a CELPA

Uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) foi instaurada na Câmara Municipal de Parauapebas com a finalidade de investigar os preços na cobrança dos tributos praticados nas contas de...

Vale reúne com comunidades de Parauapebas para esclarecer sobre barragens

A Vale está dando sequência as reuniões e visitas nas comunidades próximas às suas operações no Pará para falar sobre estabilidade de suas barragens...

Comentários