Período de pré-matrícula terá início no próximo dia 5 de janeiro. Serviço pode ser feito pelo site ou pela central de atendimento da secretaria.

As escolas da rede estadual de ensino do Pará definiram o dia 5 de janeiro de 2015 como o início do período de matrículas. De acordo com o cronograma da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a pré-matrícula de alunos novos e de alunos novos portadores de deficiência será feita até o dia 8 de fevereiro. O serviço de pré-matrícula pode ser feito pelo site ou pela central de atendimento do órgão.

Ainda segundo o cronograma da Seduc, haverá o período de confirmação de matrícula, entre os dias 9 e 13 de fevereiro para os novos alunos e nos dias 9 e 10 para novos alunos portadores de deficiência.

No dia 11 será feita a confirmação de matrícula das séries relativas do 1º ao 8º ano do ensino fundamental e das turmas de 1ª à 4ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA) Fundamental. No dia 12 será a confirmação de matrícula dos estudantes da 1ª série do ensino médio regular e 1ª etapa da EJA Médio. Os alunos da 2ª e 3ª séries do ensino médio regular e 2ª etapa da EJA Médio terão as matrículas confirmadas no dia 13 de fevereiro.

De acordo com a coordenadora de matrícula da Secretaria, Suely Domont, o processo de confirmação será feito na escola escolhida no ato da pré-matrícula. “Quando o usuário faz a pré-matrícula, ao final, ele imprime ou anota o número de pré-inscrição, o dia, horário e documentação que deve apresentar no ato da confirmação de matrícula na escola escolhida”, explica.

Nos dias 23 a 27 de fevereiro serão feitas as matrículas de novos alunos sem a pré-matrícula (na própria escola). Em 23 e 24 de fevereiro serão matriculados alunos do 1º ao 8º ano do ensino fundamental. No dia 25 de fevereiro será feita a matrícula dos alunos da 1ª à 4ª etapa da EJA Fundamental. Nos dias 26 e 27 de fevereiro está agendada a matrícula da 1ª à 3ª série do ensino médio regular e da 1ª e 2ª etapas da EJA Médio. A rematrícula dos alunos da rede e o processo de remanejamento e transferência da rede ocorrerão a partir do resultado final dos alunos, do ano letivo de 2014.

O prazo de 23 a 27 de fevereiro é um período a mais que a Seduc abre para atender aqueles que não fizeram a pré-matrícula, não se tratando mais de pré-matrícula,  e sim matrícula efetiva nas próprias escolas.

“O importante é que antes os pais acessem o site ou liguem para a central para saber em quais escolas ainda temos vagas disponíveis, a fim de que se dirijam a essas escolas portando toda a documentação necessária e efetivem a matrícula”, detalha a coordenadora.

Documentação
Os documentos necessários para a pré-matrícula são: nome completo; data de nascimento; nome da mãe; endereço completo e Código de Endereçamento Postal (CEP).

Para a confirmação da matrícula na escola escolhida, a documentação necessária é: Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia); histórico escolar ou ressalva (original); comprovante de residência (cópia); duas fotos 3×4 (idênticas e recentes); certificado (original e cópia) ou Atestado de Conclusão do Ensino Fundamental (original e cópia) para os alunos que cursarão o ensino médio; comprovante de trabalho para o aluno do noturno.

Os alunos com deficiência deverão apresentar um documento comprobatório da deficiência do educando ou outro documento de acompanhamento dessa deficiência. Caso o aluno não apresente o documento, isto não deve ser um impedimento para a efetivação da matrícula. Informações na Central de Atendimento: 0800-2800078 ou no site da Seduc.