Os empreendedores sociais de Canaã dos Carajás que estão sendo ou já foram incubados pelo AGIR, participaram de uma tarde de aprendizado e troca de experiências durante a primeira edição do Encontro de Empreendedores, realizado na última semana, na Agência Canaã, em Canaã dos Carajás. A programação reuniu representes de sete entidades, proporcionando um espaço para o desenvolvimento dos empreendedores sociais de Canaã dos Carajás.

O encontro teve como objetivo promover a troca de experiências entre os empreendedores sociais, além de formar e enriquecer redes de apoio, bem como fortalecer a economia solidária em Canaã. ” Reunimos os empreendedores de Canaã apoiados pelo AGIR entre 2016-2017 e em versões anteriores, para que eles trocassem experiências sobre seus negócios e identificassem oportunidades. Apesar de serem empreendimentos diferentes, percebemos que possuem desafios em comum e essa interação pode estimular parcerias e novos aprendizados”, comentou a gerente de Negócios Sociais da Fundação Vale, Heloisa Bortolo.

Para o empreendedor em apicultura e presidente da Associação dos Apicultores de Canaã (AACC), Luiz Rodrigues, o encontro proporcionou rica troca de informações. “A gente aprende muito com o sistema coletivo e de cada um. Ouvir as histórias, com certeza traz muito aprendizado. E o trabalho fica mais fácil quando a gente trabalha e participa de outros grupos”, explicou.

O Programa de Apoio à Geração e Incremento de Renda desenvolvido é desenvolvido Fundação Vale e está presente em vários municípios brasileiros. O programa tem como objetivo incubar ou acelerar negócios sociais – individuais familiares e coletivos – através de capacitações, assessoria técnica e gerencial, mentoria, investimento direto (capital semente) e acompanhamento dos empreendimentos.  O AGIR foi certificado como uma Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil, por meio do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social, principal instrumento de identificação e certificação de tecnologias sociais do país.

 

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here