Os moradores do Residencial dos Minérios já desfrutam dos resultados das ações promovidas naquela área pela gestão do prefeito Valmir Mariano. Em pouco mais de dois anos, uma série de atividades e serviços foram disponibilizados àquela comunidade, o que tem mudado a realidade de mulheres, homens, jovens e crianças que vivem ali.

Recentemente, a Prefeitura de Parauapebas, por meio das Secretarias de Habitação (Sehab) e de Serviços Urbanos (Semurb), fez a entrega do Centro de Desenvolvimento Comunitário localizado na Praça do Residencial. Lá, funciona o Plantão Social, das 9h às 12h, de segunda a sexta, com uma equipe de profissionais que presta assistência aos moradores, com atendimento e encaminhamentos para a rede sócio assistencial do município.

A Escola de Ensino Fundamental Fernando Pessoa, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), a Praça do Residencial dos Minérios, uma Escola de Educação Infantil e a construção da Unidade Básica de Saúde estão entre as ações executadas pela administração municipal e visam proporcionar melhores condições de vida e bem-estar para aquela comunidade. “Além do município ter a responsabilidade de prover o empreendimento com equipamentos públicos necessários para atender a demanda dos moradores, também temos como tarefa executar o Projeto de Trabalho Social – PTS”, explica a secretária de Habitação, Maquivalda Barros.

Segundo a secretária, o PTS faz parte do Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, e tem por objetivo desenvolver ações sociais para o convívio em comunidade, proporcionando, aos moradores, informações e orientações sobre organização e mobilização comunitária, geração de trabalho e renda, educação sanitária, ambiental e patrimonial. “Buscamos propiciar o surgimento de uma comunidade pautada em espírito de união, cooperação mútua e civilidade”, acrescenta Maquivalda.

Na busca por esse objetivo, a Sehab continua executando o PTS no Residencial dos Minérios. Dentre as ações que ainda serão realizadas com a comunidade estão a criação de Mini-biblioteca do Residencial e os cursos de Informática Básica e Avançada; Elétrica Predial de Baixa Tensão; Auxiliar Administrativo e Mecânico Montador que serão ministrados pelo Senai.

E como parte da programação do PTS, no próximo dia 28 de agosto (sexta-feira), será realizada uma grande ação de saúde no Residencial dos Minérios. O evento é promovido pela Sehab e pela empresa Eco Consultoria, e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Serão oferecidos serviços de orientação sobre a dengue, gravidez na adolescência, exame clínico de Hanseníase e distribuição de folders sobre DSTs/Aids, Sífilis, Hepatite C, além de aplicação de vacinas, coleta de PCCU, aferição de pressão arterial e testes rápidos de glicemia, das 8 às 14 horas.

Residencial dos Minérios

Localizado próximo à PA 160, o empreendimento resulta do plano de Desenvolvimento Urbano operacionalizado pela Caixa Econômica Federal, por meio do Programa Minha Casa Minha Vida do Governo Federal (PMCMV), em parceria com a Prefeitura de Parauapebas.

Composto por 1.000 unidades habitacionais, com área construída de 40,8 m2, dispondo de dois quartos, uma sala conjugada com cozinha e um banheiro, o empreendimento foi entregue aos beneficiários em 28 de abril de 2012 sem a infraestrutura básica. O lugar, que já foi palco de conflitos sociais, hoje é mais sossegado e conta com 3.078 habitantes.

 

Texto: Jéssica Borges – Ascom PMP

Fotos: Anderson Souza e Irisvelton Silva

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here