Em Parauapebas, Semurb comemora dia do Gari

0
498

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semurb) realizou na manhã de hoje, 15, uma homenagem para centenas de trabalhadores responsáveis pela limpeza pública no município, em alusão ao Dia do Gari, a ser comemorado amanhã, 16.

Com a presença do prefeito de Parauapebas, Darci Lermen, do vice-prefeito, Sérgio Balduíno, do secretário de Urbanismo, Edmar Lima, e de outros gestores, os homenageados foram recebidos com um café da manhã coletivo oferecido pela Semurb.

Para o secretário de Urbanismo, o cuidado e o respeito que o governo municipal mantém com os profissionais são indispensáveis para manter a cidade limpa e bonita. “São eles que fazem as coisas acontecerem em nossa cidade; são eles que fazem a diferença”, ressaltou Edmar Lima.

O gari Antônio Luiz Sobral Barros, trabalhando no setor desde 2012, disse que ser ágil é um dos requisitos que mais exigem da profissão. Para ele, o reconhecimento é uma alegria: “Apesar de não ser um trabalho fácil, de precisar de muito esforço, este reconhecimento é sempre bem-vindo”.

Em pronunciamento, o prefeito observou que tirar o lixo das ruas não é responsabilidade exclusiva dos garis, mas de toda a sociedade. Para Darci Lermen, a função é fundamental: “O trabalho que eles fazem é um dos mais importantes que temos em uma cidade e a conduta de todos nós deve ser pelo respeito, respeito por estes profissionais, respeito pelo meio ambiente e por toda a sociedade”.

Em Parauapebas, 344 trabalhadores do setor de limpeza prestam serviço à Prefeitura de Parauapebas de forma terceirizada.

Dia do gari

O Dia do Gari é comemorado em todo o Brasil sempre em 16 de maio. O termo gari é uma referência ao proprietário da primeira empresa voltada para a coleta de lixo, Pedro Aleixo Gary, que se instalou na cidade do Rio de Janeiro em 1976.

Texto e fotos: ASCOM/PMP

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.