A administração do SAAEP (Sistema de Abastecimento de Água e Esgoto de Parauapebas), visando à melhoria do atendimento ao cidadão, substituiu o sistema legado para um sistema novo, moderno, robusto, ágil, e fácil de utilizar, trata-se do “Sistema Betha Fatura”.

Com o Sistema Betha Fatura, o município terá um acompanhamento completo de toda situação do sistema de água e esgoto com as coletas de leituras, emissão de faturas, controle de inadimplência, débitos e dívidas, volume consumido em cada região e outros. Tudo isso, controlado via relatórios.

No Betha Fatura, serão disponibilizados serviços públicos online ao cidadão, ou seja, o cidadão não precisará mais sair de casa para solicitar serviços ao SAAEP, pois a população terá acesso a um canal único de todos os serviços prestados pela autarquia, com informações padronizadas e de fácil entendimento.

Nesse canal, o cidadão poderá emitir on-line, sua certidão negativa, 2º via de fatura, requerimento de ligação de água, requerer religação de água, requerer esgotamento de fossas, registrar elogios, sugestões, reclamações, denúncias e pedidos de informação entre muitos outros serviços, tudo isso pelo conforto de sua residência ou empresa.

Será uma melhoria no atendimento para evitar as famosas filas nos guichês de atendimento do órgão municipal, economia no uso de papel, tintas, manutenções em equipamentos de informática e impressoras, evitará gastos com combustível para o cidadão e deslocamentos até o SAAEP, visto que tudo poderá ser resolvido eletronicamente através da internet.

A implantação do novo sistema de forma eletrônica fortalecerá a arrecadação municipal, o objetivo é aprimorar o controle e dar celeridade, maior rapidez e eficiência na obtenção dos registros de operações de prestação de serviços do SAAEP.